Gaspar do Palatinado-Zweibrücken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gaspar
Duque do Palatinado-Zweibrücken[1]
Conde de Veldenz
Reinado 1489-1490
Antecessor(a) Luís I
Sucessor(a) Alexandre
 
Nascimento 11 de julho de 1459
Morte 1527 (68 anos)
  Castelo de Veldenz
Nome completo Kaspar
esposa Amália do Brandeburgo
Casa Wittelsbach, ramo Palatino
Pai Luís I do Palatinado-Zweibrücken
Mãe Joana de Croÿ

Gaspar do Palatinado-Zweibrücken (em alemão: Kaspar von Pfalz-Zweibrücken, 11 de julho de 1459 – Verão de 1527) foi um nobre alemão, membro do ramo palatino da Casa de Wittelsbach, sendo Duque do Palatinado-Zweibrücken e Conde de Veldenz de 1489 a 1490.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gaspar era o filho de Luís I do Palatinado-Zweibrücken e de Joana de Croÿ. Em 1478, em Zweibrücken, casou com Amália de Brandemburgo (1461–1481),filha de Alberto III Aquiles, Eleitor de Brandemburgo. Amália morreu pouco antes do seu vigésimo aniversário. O casal não teve descendência.

O duque Luís I, receava que, após a sua morte, os seu domínios viessem a ser divididos pelos filhos, com Gaspar a receber o Condado de Veldenz e o seu irmão Alexandre, o Coxo, recebendo o Palatinado-Zweibrücken. Para impedir isso, Luís ordenou que após a sua morte, os dois filhos deveriam governar os domínios conjuntamente. Contudo, apenas um ano após a morte do pai, Alexandre mandou prender Gaspar, que foi declarado mentalmente incapaz, sendo preso no castelo de Veldenz, passando Alexandre a reinar sozinho.

O governo de Gaspar como Duque só foi formalmente revogado em 1514. Ele permaneceu encarcerado pelo resto da vida, vindo a falecer no Verão de 1527.

Não pode ser determinado se Gaspar sofria realmente de uma doença mental ou moral que o impedissem de cumprir os seus deveres de Duque, ou se ele foi simplesmente afastado pelo ambicioso irmão. A decisão do pai, Luís I, em que os dois irmãos deveriam governar em conjunto, pode ter diferentes interpretações.

Ascendência[editar | editar código-fonte]


Gaspar do Palatinado-Zweibrücken
Casa de Wittelsbach
( Ramo Palatino – linhagem de Zweibrücken )
Nascimento: 11 de julho 1459 Morte: 1527
Precedido por
Luís I
Duque do Palatinado-Zweibrücken
Conde de Veldenz
( conjuntamente com Alexandre )

1489 - 1490
Sucedido por
Alexandre
( sózinho )

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. O título formal era Conde palatino no Reno e Duque de Zweibrücken (em alemão: Pfalzgraf bei Rhein und Herzog von Zweibrücken). Na sua qualidade de membro dum ramo colateral da família do Príncipe-Eleitor do Palatinado, usava o título Conde Palatino no Reno, onde se localizava aquele Eleitorado.


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em alemão) Orlop, Nikolaus - Von Garibald bis Ludwig III. - Verlag Heinrich Hugeldubel, Munique, 1979. ISBN 3-88034-032-3