Gente di mare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

"Gente di mare" ("Gente do mar") foi a canção que representou a RAI (televisão pública italiana no Festival Eurovisão da Canção 1987 que teve lugar em Bruxelas, na Bélgica. A canção foi interpretada em italiano pelo duo formado por Umberto Tozzi & Raf).

A canção foi a sétima a ser interpretada na noite do evento, depois da canção sueca"Boogaloo", interpretada por Lotta Engberg e antes da canção portuguesa "Neste barco à vela", interpretada pela banda Nevada. No final, a canção italiana tida como uma das favoritas para vencer, terminou em terceiro lugar, recebendo 103 pontos.

Autores da canção[editar | editar código-fonte]

A canção tinha letra de Giancarlo Bigazzi, música de Umberto Tozzi, Raf e foi orquestrada por Gianfranco Lombardi.

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção musicalmente é uma balada com influências blues. Na canção, os cantores descrevem as qualidades das pessoas que vivem junto ao ma, Eles descrevem-se com "pessoas da planície" que são "prisioneiras desta cidade", contrastando com as pessoas do mar que vivem com liberdade.

Apesar de não ter vencido a competição, esta canção teve muita popularidade, atigindo o top 10 em muitos países da Europa continental e Escandinávia no verão de 1987 (#7 Suíça, #8 Áustria, #6 Suécia)[1] e foi incluída numa compilação a Winners and Classics produzida para coincidir com o espetáculo Congratulations: 50 Anos do Festival Eurovisão da Canção que teve lugar em 2005.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música


Itália "Gente di mare", canção da Itália no Festival Eurovisão da Canção 1987.