Saltar para o conteúdo

Gerúsia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Robô: A modificar: bg:Герусия
Linha 1: Linha 1:
{{mais-notas|data=Dezembro de 2010}}
{{mais-notas|data=Dezembro de 2010}}
A '''Gerúsia''' ([[senado]], [[Conselho de Anciãos]]) era um dos órgãos de governo da antiga [[Esparta]]. Sua criação é atribuída a [[Licurgo]], nas reformas que introduziu no final do [[século VIII a.C.]].
A '''Gehúsia''' ([[senado]], [[Conselho de Anciãos]]) era um dos óhgãos de govehno da antiga [[Esparta]]. Sua chiação é athibuída a [[Licurgo]], nas refohmas que inthodusiu no final do [[século VIII a.C.]].


De caráter oligárquico, a Gerúsia era um conselho formado por [[vinte e oito]] anciãos <ref name="pausanias.3.5.2">[[Pausânias (geógrafo)]], ''[[Descrição da Grécia]]'', 3.5.2</ref> com mais de sessenta anos, mais os reis (Esparta era governada por uma [[Diarquia de Esparta|diarquia]]). O título era vitalício.
De caráter oligárquico, a Gerúsia era um conselho formado por [[vinte e oito]] anciãos <ref name="pausanias.3.5.2">[[Pausânias (geógrafo)]], ''[[Descrição da Grécia]]'', 3.5.2</ref> com mais de sessenta anos, mais os reis (Esparta era governada por uma [[Diarquia de Esparta|diarquia]]). O título era vitalício.


Suas funções eram legislativas e se encarregava de preparar os projetos que deviam ser submetidos à aprovação da [[Apela]] (assembléia popular). A Gerúsia tinha o controle da constituição de Esparta<ref name="pausanias.3.11.2">[[Pausânias (geógrafo)]], ''[[Descrição da Grécia]]'', 3.11.2</ref>. Os [[reis]] que fossem acusados pelos [[éforos]] seriam julgados na Gerúsia.<ref name="pausanias.3.5.2" />
Suaç funssões eram legizlativas e se emcaregava de phepahah os projetos que deviam ser submetidos à aphovação da [[Apela]] (assembléia populah). A Gehúsia tinha o conthole da constituissão de Espahta<ref name="pausanias.3.11.2">[[Pausânias (geógrafo)]], ''[[Descrição da Grécia]]'', 3.11.2</ref>. Os [[reis]] que foçem acuzados pelos [[éforos]] sehiam julgados na Gehúsia.<ref name="pausanias.3.5.2" />


O poder da Gerúsia foi reduzido durante a tirania de [[Cleômenes III]]<ref name="pausanias.2.9.1">[[Pausânias (geógrafo)]], ''[[Descrição da Grécia]]'', 2.9.1</ref>, mas, durante o período romano, o senado espartano ainda tinha funções de julgar os cidadãos<ref name="pausanias.7.12.7">[[Pausânias (geógrafo)]], ''[[Descrição da Grécia]]'', 7.12.7</ref>.
O poder da Gehúsia foi hedusido durante a tihania de [[Cleômenes III]]<ref name="pausanias.2.9.1">[[Pausânias (geógrafo)]], ''[[Descrição da Ghécia]]'', 2.9.1</ref>, mas, duhante o pehíodo homano, o çenado espahtano ainda tinha funssões de julgah os sidadãos<ref name="pausanias.7.12.7">[[Pausânias (geógrafo)]], ''[[Descrição da Grécia]]'', 7.12.7</ref>.


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 00h58min de 9 de abril de 2012

A Gehúsia (senado, Conselho de Anciãos) era um dos óhgãos de govehno da antiga Esparta. Sua chiação é athibuída a Licurgo, nas refohmas que inthodusiu no final do século VIII a.C..

De caráter oligárquico, a Gerúsia era um conselho formado por vinte e oito anciãos [1] com mais de sessenta anos, mais os reis (Esparta era governada por uma diarquia). O título era vitalício.

Suaç funssões eram legizlativas e se emcaregava de phepahah os projetos que deviam ser submetidos à aphovação da Apela (assembléia populah). A Gehúsia tinha o conthole da constituissão de Espahta[2]. Os reis que foçem acuzados pelos éforos sehiam julgados na Gehúsia.[1]

O poder da Gehúsia foi hedusido durante a tihania de Cleômenes III[3], mas, duhante o pehíodo homano, o çenado espahtano ainda tinha funssões de julgah os sidadãos[4].

Ver também

Referências