Ghouls'n Ghosts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ghouls 'n Ghosts)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ghouls'n Ghosts
Desenvolvedora(s) Capcom
Publicadora(s) Capcom
Designer(s) Tokuro Fujiwara
Plataforma(s) ZX Spectrum, Amiga, Atari ST, Commodore 64, Amstrad CPC, Mega Drive, TurboGrafx-16, Sega Master System
Data(s) de lançamento 19 agosto 1990
Gênero(s) hack and slash, jogo eletrônico de plataforma
Modos de jogo jogo multijogador, jogo eletrónico para um jogador

Ghouls'n Ghosts (大魔界村, Daimakaimura?, lit. "Grande Vila do Inferno") é um jogo de plataforma realizado pela empresa fabricante de jogos eletrônicos Capcom lançado em 1985 para arcade . É a sequência do jogo Ghosts'n Goblins e predecessor de Super Ghouls'n Ghosts (Super NES) e Ultimate Ghosts'n GoblinsUltimate Ghouls 'n Ghosts(PlayStation Portable).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O cavaleiro Arthur (que não tem ligação alguma com o Rei Arthur da mitologia bretã) precisa enfrentar um vasto exército de monstros, fantasmas e demônios para salvar a princesa Prin-Prin(chamada de princesa Tamara nos manuais das versões de 8 bits), aprisionada no castelo de Lucifer (chamado de Loki em algumas versões) e as almas roubadas por ele.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Mantém o sistema de controles de seu antecessor, com pulos que não podem mudar de direção depois que o herói já saltou, e várias armas com poder de ataque e alcance diferentes. Uma adição é a armadura dourada, que garante a Arthur a chance de um "ataque carregado", mais poderoso que o comum. Assim como seu antecessor, Ghouls 'n Ghosts precisa ser terminado duas vezes para que o jogador possa ver o final verdadeiro.

Versões e continuações[editar | editar código-fonte]

Fliperama: Versão lançada primeiro, em 1985.

Super Grafx 16: lançada pela NEC, é a única a contar com efeitos de "parallax scrolling"(ilusão de movimento no horizonte).

Master System: Se difere das outras, em dois aspectos: por conta das limitações do console de 8 bits, as fases são divididas e as telas dos chefes são separadas das fases e mais simples(na maioria dos casos, uma tela preta); por outro lado, para compensar, existe um sistema de evolução das armas, armadura, capacidade de pulo e magias que Arthur pode usar.

Computadores: Existem diversas versões para computadores europeus, sendo que a maioria não faz jus à versão original do fliperama. Cortando parte da imagem na tela, diminuindo a quantidade de músicas ou no caso da versão Commodore 64, removendo toda a segunda partida, assim como o verdadeiro último chefe e tendo somente um texto de congratulação ao final.

Wonder Swan: Raríssima versão, de um console mais raro ainda (no Brasil): contém uma mistura das fases de Ghouls 'n Ghosts e Super Ghouls 'n Ghosts.

Além das continuações diretas do jogo, a franquia "Makai Mura" ainda teria mais jogos:

"Gargoyle's Quest": Jogo de plataforma com elementos de RPG para Game Boy, estrelado por um dos inimigos de Arthur, Red Arremer.

"Gargoyle's Quest II: The Demon Darkness": continuação, para Game Boy e NES.

"Demon's Crest"/"Demon Blazon": Continuação, para Super NES.

"Arthur and Astaroth's Nazo Makaimura: Incredible Toons": jogo estilo Puzzle, onde o jogador resolve uma determinada situação dada pelo computador, posicionando objetos em um cenário.

"Maximo: Ghosts to Glory": Jogo de plataforma 3D para Playstation 2, se passa no mundo de Ghouls 'n Ghosts mas não conta com nenhum personagem da série.

"Maximo vs. The Army of Zin": Continuação, também para Playstation 2.

"SNK vs. Capcom: The Match of the Millennium":Arthur - Ghosts'n Goblins (Ghost Trick minigame)jogo para Neo Geo Pocket Color

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ver também[editar | editar código-fonte]