Giba Um

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giba Um
Nome completo Gilberto Luiz Di Pierro
Nascimento 1 de janeiro de 1942 (82 anos)
São Paulo,  São Paulo
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Jornalista

Gilberto Luiz Di Pierro mais conhecido pelo seu pseudônimo Giba Um (São Paulo, 1 de janeiro de 1942)[1][2] é um jornalista brasileiro, que também atua como apresentador de TV, produtor de teatro, consultor de comunicação e consultor de marketing político.

História[editar | editar código-fonte]

Aos 21 anos de idade já tinha uma coluna política no jornal Última Hora, e depois sucedeu Samuel Wainer na direção do jornal. Criou a primeira revista de fofocas da TV: Contigo e a primeira voltada ao universo jovem: Pop. Foi Jurado dos programas de Flávio Cavalcanti e Silvio Santos.[1] Foi Diretor de grupo de revistas femininas da Abril (12 anos). Hoje possui uma coluna diária no jornal Diário do Comércio e colunas semanais em 15 estados. É apresentador de um talk-show que leva seu nome.

É também fundador e presidente emérito do Projeto Down – Centro de Informação e Pesquisa da Síndrome de Down - primeira entidade brasileira voltada para informação e incentivo à pesquisa sobre Síndrome de Down.Giba criou esta instituição pelo fato de seu filho Bruno ser portador dessa doença.[1] Giba no ano de 2001 foi eleito pela Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão no Brasil pai da fofoca no Brasil.[3]

Referências

  1. a b c Edwin Paladino (8 de Outubro de 2001). «A máquina da fofoca». IstoÉ Gente. Consultado em 30 de Outubro de 2009 
  2. «Giba Um». Portal dos Jornalistas. 8 de Outubro de 2012. Consultado em 21 de agosto de 2017 
  3. Rodrigo Cardoso (8 de Outubro de 2001). «Campeões da fofoca». IstoÉ Gente. Consultado em 22 de agosto de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.