Goma (República Democrática do Congo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Goma.
Goma
—  Cidade  —
Goma está localizado em: República Democrática do Congo
Goma
Coordenadas 1° 41' S 29° 14' E
País  República Democrática do Congo
Província Nord-Kivu
Área
 - Total 75 72 km²
População (estimativa 2005)
 - Total 249 862

Goma é uma cidade no leste da República Democrática do Congo, na margem norte do Lago Kivu, nas proximidades da cidade Ruandesa de Gisenyi. O lago e as duas cidades localizam-se no extremo ocidental do Vale do Rift. Goma fica a cerca de 15km a sul da cratera do vulcão Nyiragongo, um vulcão ainda activo. A história recente de Goma está marcada pelo vulcão e pelo Genocídio em Ruanda de 1994, que por sua vez instigou a Primeira e a Segunda Guerra do Congo, em 2009 as consequências destes acontecimentos fazem-se sentir ainda na cidade e seus arredores.

Goma é a capital da província do Nord-Kivu, étnica e geograficamente similar ao Sud-Kivu (com capital em Bukavu); as duas províncias são conhecidas por Kivu.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O nome Goma é também o nome do vulcão na vizinhança da cidade. A população de Goma é de cerca de 250 mil habitantes

Consequências do Genocídio no Ruanda[editar | editar código-fonte]

Goma no centro da crise de refugiados[editar | editar código-fonte]

O Genocídio em Ruanda de 1994 foi desencadeado pelo governo provisório do Ruanda controlado por elementos da etnia Hutu sobre a população Tutsi. Em resposta a Frente Patriótica do Ruanda (RPF), composto por refugiados Tutsi no Uganda, invadiu o Ruanda, obrigando o governo provisório a deslocar-se para Gisenyi. À medida que o RPF ganhava terreno, os Hutus fugiram para Gisenyi e daí para Goma. Entre 13 de Julho e 14 de Julho de 1994, entre 10000 e 12000 refugiados atravessaram, por hora, a fronteira na direcção de Goma, originado a crise de refugiados dos Grandes Lagos. O fluxo massivo de refugiados criou uma crise humanitária de grande escala, devido à enorme falta de abrigo, alimento e água. Pouco depois da chegada de quase um milhão de refugiados, uma surto mortal de cólera reclamou a vida de milhares de vidas nos campos de refugiados Hutu nos arredores de Goma.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República Democrática do Congo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.