Saltar para o conteúdo

Gorilla beringei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gorila-do-oriente[1]
Macho
Fêmea
CITES Appendix I (CITES)[3]
Classificação científica edit
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Hominidae
Gênero: Gorilla
Espécies:
G. beringei
Nome binomial
Gorilla beringei
Matschie, 1903
Subspecies
Mapa
     Existente (residente)

     Possivelmente existente (residente)

O gorila-do-oriente[4] (nome científico: Gorilla beringei) é uma espécie do género Gorila, que se subdivide em duas subespécies: a Gorilla beringei graueri, mais numerosa, com aproximadamente 4.000 indivíduos; e a Gorilla beringei beringei, da qual restam apenas 700 indivíduos.

Características

[editar | editar código]

O gorila-do-oriente é o maior hominídeo ainda extante, com uma longa cabeça, peito largo e longos braços. Possui um nariz achatado com narinas amplas. A face, mãos, pés e peito são desprovidos de pêlos, os quais são negros nas partes existentes (exceto no lombo, cujos pêlos são acinzentados). Os pêlos tornam-se completamente acinzentados com o envelhecimento.

O Gorilla beringei graueri é mais baixo, robusto e possui pelagem mais negra que o gorila-das-montanhas, apresentando dimorfismo sexual quanto ao tamanho: os machos são muito maiores do que as fêmeas, podendo pesar mais de 220 kg. O maior gorila-do-oriente registrado foi um indivíduo macho com 1,94 m em Kivu (República Democrática do Congo) em maio de 1983, enquanto que o mais pesado foi regirstrado em Ambam (Camarões) e pesava 266 kg.

Distribuição e habitat

[editar | editar código]

Vive nas terras baixas e montanhas de florestas úmidas e florestas subalpinas do leste da República Democrática do Congo, sudoeste de Uganda e Ruanda, dentro do triângulo entre o Rio Lualaba, Lago Eduardo e Lago Tanganica. Prefere florestas com um substrato denso de plantas.

Em 2016 restam apenas 5 mil exemplares de Gorilas do Oriente à face da Terra, a espécie enfrenta o risco de desaparecer totalmente.[5]

A espécie vive em pequenos grupos, contendo mais de 40 indivíduos. Um grupo é liderado pelo macho dominante, de costas acinzentadas, algumas fêmeas e sua prole. Esta espécie de gorila não é territorial e a área de determinado grupo de gorilas geralmente se sobrepõe a de outros grupos.

É diurno e herbívoro. Sua dieta consiste principalmente de frutos e folhas. A maior parte de seu tempo é gasto com a busca de alimento ou descansando.

Referências

  1. Groves, C.P. (2005). Wilson, D. E.; Reeder, D. M, eds. Mammal Species of the World 3.ª ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press. pp. 181–182. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494 
  2. Plumptre, A. J.; Robbins, M. M.; Williamson, E. A. (2019). «Gorilla beringei». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2019: e.T39994A115576640. doi:10.2305/IUCN.UK.2019-1.RLTS.T39994A115576640.enAcessível livremente 
  3. «Appendices | CITES». cites.org. Consultado em 14 de janeiro de 2022 
  4. Infopédia. «gorila-do-oriente | Definição ou significado de gorila-do-oriente no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 29 de julho de 2021 
  5. «Maiores gorilas do mundo "a um passo da extinção"» 
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.