Saltar para o conteúdo

Governador: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 189.105.34.85 para a última revisão de Castinçal, de 19h11min de 13 de fevereiro de 2014 (UTC)
→‎Em Portugal: Informação atualizada sobre a extinção do cargo de governador civil em Portugal.
Linha 31: Linha 31:
== Em Portugal ==
== Em Portugal ==
[[Ficheiro:Flag of Portuguese District Governor.svg|200px|thumb|right|Bandeira do Governador Civil]]
[[Ficheiro:Flag of Portuguese District Governor.svg|200px|thumb|right|Bandeira do Governador Civil]]
Em [[Portugal]], um governador civil é quem representa o [[Governo da República Portuguesa]] em cada [[Distritos de Portugal|distrito]]. Os governadores civis são nomeados pelo [[Conselho de Ministros]].
Em [[Portugal]], um governador civil é quem representa o [[Governo da República Portuguesa]] em cada [[Distritos de Portugal|distrito]]. Os governadores civis são nomeados pelo [[Conselho de Ministros]]. Atualmente o cargo de governador civil foi extinto.


== Ver também ==
== Ver também ==

Revisão das 10h47min de 26 de abril de 2014

Governador é o mais elevado cargo político eletivo que representa a autoridade máxima do poder executivo em uma província, distrito ou estado de uma federação.

No Brasil

No Brasil, cujo pacto é federativo, o governador é eleito com periodicidade de quatro anos, através do sistema de sufrágio universal ou votação em dois turnos, permitida a reeleição pelo mesmo período. É eleito o candidato que obtiver em primeiro turno 50% mais um dos votos. Sendo esta condição não satisfeita, os dois candidatos mais votados no primeiro turno concorrem no segundo turno, sendo eleito o candidato que obtiver maioria simples, ou seja, maior votação entre os dois concorrentes.

Denominações

No transcorrer do tempo o cargo correspondente ao do atual governador teve distintas denominações oficiais

Funções

Governador é o cargo político que representa o poder da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais. O governador do Distrito Federal, por ser um caso singular (município neutro), exerce certas funções que são cabíveis ao prefeito.

O termo “governador” foi estabelecido a partir de 1947. No entanto, ao longo da história do Brasil, o cargo correspondente ao de governador já existia muito antes, só que com terminologias diferentes. Com funções semelhantes, podemos citar o cargo de donatário e capitão-mor, no Período Colonial; o cargo de presidente de província, no Período Imperial; e o de presidente de estado, na República Velha.

No Brasil, o governador tem um mandato de quatro anos, sendo eleito através do sistema de sufrágio universal. É eleito o candidato que tiver 50% dos votos mais um, caso contrário, os dois candidatos mais votados disputam o segundo turno. Nos Estados Unidos, são os delegados de cada Estado que elegem o governador, ou seja, o sistema de votos é distrital. Já na China, o governador é eleito pelo sistema central, é o presidente que escolhe os governadores. '.'

No Japão

No Japão, um governador (知事) representa o mais alto cargo excecutivo em uma prefeitura. Os governadores são eleitos para um mandato de 4 anos e foram uma chapa eleitoral com o vice-governador.

Em Portugal

Bandeira do Governador Civil

Em Portugal, um governador civil é quem representa o Governo da República Portuguesa em cada distrito. Os governadores civis são nomeados pelo Conselho de Ministros. Atualmente o cargo de governador civil foi extinto.

Ver também

Referências

  1. [Em alguns Estados o termo Governador de Estado já era usado desde 1892]

Fonte de pesquisa http//pt.wikipedia.org.com.br wikipedia.org

Ligações externas