Grazina-de-pescoço-branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pterodroma cervicalis
Classificação científica edit
Predefinição taxonomia em falta (fix): Pterodroma
Espécies:
Nome binomial
Predefinição:Taxonomia/PterodromaPterodroma cervicalis
(Salvin, 1891)
Sinónimos
  • Oestrelata cervicalis
White-necked petrel
Scientific classification Edit this classification
Domain: Eukaryota
Kingdom: Animalia
Phylum: Chordata
Class: Aves
Order: Procellariiformes
Family: Procellariidae
Genus: Pterodroma
Species:
P. cervicalis
Binomial name
Pterodroma cervicalis

(Salvin, 1891)
Synonyms
  • Oestrelata cervicalis

O petrel de pescoço branco ( Pterodroma cervicalis ), também conhecido como petrel de pescoço branco, é uma espécie de ave marinha da família Procellariidae . Durante a época de não reprodução, ocorre em grande parte do Pacífico, mas só é conhecido por se reproduzir na Ilha Macauley, nas Ilhas Kermadec, na Nova Zelândia, e no território australiano da Ilha Norfolk e da Ilha Phillip . Anteriormente criado na Ilha Raoul, mas agora foi extirpado desta localidade. Relatos de reprodução em Merelava, Vanuatu, são mais prováveis de serem do muito semelhante petrel de Vanuatu, P. occulta, que alguns consideram ser uma subespécie do petrel de pescoço branco. A classificação da IUCN como vulnerável é para as espécies “combinadas”.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Pterodroma cervicalis male mount from the Auckland Museum Collection
Pterodroma cervicalis Masculino Mount, Coleção do Museu de Auckland

Esta espécie se assemelha ao petrel de Vanuatu, P. occulta, mas é ligeiramente maior com 43 centímetros (17 in) de comprimento, 95–105 centímetros (37–41 in) na envergadura e 380–545 gramas (13–19 oz) em peso. Possui gorro preto, pescoço traseiro branco, dorso, asas e cauda cinza escuro e garupa mais escura. A parte inferior é branca com bases escuras nas penas primárias. As partes superiores das aves desgastadas tornam-se mais escuras.

Um Pterodroma cervicalis sobrevoando o Oceano

É muito difícil separar o petrel de pescoço branco do petrel de Vanuatu no mar.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Este é um petrel pelágico solitário dos mares abertos do sudoeste do Oceano Pacífico . Tem um voo gracioso e sem esforço, com poucas batidas de asas, e não segue navios. Alimenta-se nas asas, apanhando peixes e lulas perto da superfície.

Os seus habitats naturais são pastagens subtropicais ou tropicais sazonalmente húmidas ou inundadas (para reprodução) e mares abertos (para alimentação). Está ameaçado pela perda de habitat em seus criadouros.

Referências

  1. a b BirdLife International (2018). «Pterodroma cervicalis». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2018: e.T22697957A132614556. doi:10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22697957A132614556.enAcessível livremente. Consultado em 12 November 2021  Verifique data em: |acessodata= (ajuda) Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "iucn status 12 November 2021" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes

Ligações externas[editar | editar código-fonte]