Guapiaçu (Cachoeiras de Macacu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa do estado do Rio de Janeiro (em destaque: município de Cachoeiras de Macacu)

Guapiaçu é um povoado do, atualmente extinto, Segundo Distrito do município de Cachoeiras de Macacu, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Está situado entre as margens do Rio Guapiaçu e do Rio Mariquita, na bacia hidrográfica do Rio Macacu, dentro dos limites da zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, numa área cercada de pastagens, lavouras e pela Mata Atlântica, e encravado aos pés da Serra dos Órgãos. Nesse trecho, a serra é conhecida como Serra do Subaio, apresentando-se como uma escarpa elevada, com perfil de montanhas que atingem de 1400 a 2000 metros de altitude, destacando-se o Seio da Mulher de Pedra (2038 mts), o Morro do Carmo (1833 mts), o Morro dos Três Municípios (2081 mts) e o Pico Santo Amaro (1440 metros).

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Guapiaçu" é um termo de origem tupi que significa "guapira grande"[1] ("guapira" designa o lugar onde começa um vale)[2]. Comparar "Guapi-açu" com "Guapi-mirim".

História[editar | editar código-fonte]

O povoamento do local se deu através da antiga Fazenda do Carmo, que foi uma unidade produtora de café até o começo do século XIX, sendo hoje de propriedade da Schincariol que demoliu o que restou do histórico Convento das Carmelitas, sua sede, próximo do local onde foi feito a represa que abastece a unidade da fábrica de cerveja no município.

Em razão de sua privilegiada hidrografia, que propicia a formação de vários balneários no rio Guapiaçu e seus afluentes, bem como pelas suas florestas e trilhas, o local é muito procurado pelos praticantes do trekking e do ecoturismo.

Para chegar até Guapiaçu de carro, é preciso trafegar na rodovia RJ-122 e, depois, seguir por uma estrada. Existem duas linhas de ônibus para o Centro e outra para o distrito de Areal operada pela Coletivo Guapiaçu.

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 872.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.