Saltar para o conteúdo

Guido Marini: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: cs:Guido Marini
Linha 17: Linha 17:


==Sacerdócio==
==Sacerdócio==
Este sacerdote de profundo zelo para com a Sagrada Liturgia, estudou no [[seminário]] arquidiocesano de [[Gênova]] e foi ordenado sacerdote em [[4 de fevereiro]] de [[1989]]. [[Doutorado| Doutourou-se]] em [[Direito Canônico]] – ''In Utroque Iure'', na [[Pontifícia Universidade Lateranense]], de [[Roma]] e licenciou-se em ‘’Psicologia da Comunicação’’, pela Pontifícia Universidade Salesiana. Entre [[1988]] e [[2003]], exerceu o cargo de secretário particular dos [[arcebispo|arcebispos]] de [[Gênova]]: [[Giovanni Canestri|Cardeal Giovanni Canestri]] ([[1988]]-[[1995]]) e [[Dionigi Tettamanzi|Cardeal Dionigi Tettamanzi]] ([[1995]]-[[2002]]) e do [[Tarcisio Bertone|Cardeal Tarcísio Bertone]] ([[2002]]-[[2006]]). Acumulou o cargo de Mestre de Celebrações Litúrgicas dos [[cardeal|cardeais]] [[Dionigi Tettamanzi|Tettamanzi]] e [[Tarcisio Bertone| Bertone]] e do [[arcebispo]] [[Angelo Bagnasco]]. É professor de [[Direito Canônico]] na seção de [[Gênova]] da faculdade de Teologia da Itália Setentrional e no Instituto Superior de Ciências Religiosas. Em [[2004]] foi nomeado diretor espiritual do [[seminário]] de [[Gênova]].
Ele meteu na minha buceta de profundo zelo para com a Sagrada Liturgia, estudou no [[seminário]] arquidiocesano de [[Gênova]] e foi ordenado sacerdote em [[4 de fevereiro]] de [[1989]]. [[Doutorado| Doutourou-se]] em [[Direito Canônico]] – ''In Utroque Iure'', na [[Pontifícia Universidade Lateranense]], de [[Roma]] e licenciou-se em ‘’Psicologia da Comunicação’’, pela Pontifícia Universidade Salesiana. Entre [[1988]] e [[2003]], exerceu o cargo de secretário particular dos [[arcebispo|arcebispos]] de [[Gênova]]: [[Giovanni Canestri|Cardeal Giovanni Canestri]] ([[1988]]-[[1995]]) e [[Dionigi Tettamanzi|Cardeal Dionigi Tettamanzi]] ([[1995]]-[[2002]]) e do [[Tarcisio Bertone|Cardeal Tarcísio Bertone]] ([[2002]]-[[2006]]). Acumulou o cargo de Mestre de Celebrações Litúrgicas dos [[cardeal|cardeais]] [[Dionigi Tettamanzi|Tettamanzi]] e [[Tarcisio Bertone| Bertone]] e do [[arcebispo]] [[Angelo Bagnasco]]. É professor de [[Direito Canônico]] na seção de [[Gênova]] da faculdade de Teologia da Itália Setentrional e no Instituto Superior de Ciências Religiosas. Em [[2004]] foi nomeado diretor espiritual do [[seminário]] de [[Gênova]].


==Celebrações pontifícias==
==Celebrações pontifícias==

Revisão das 17h45min de 8 de agosto de 2012

Monsenhor

Guido Marini
 
da Igreja Católica
Guido Marini
Mons. Guido Marini
Mestre de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice Bento XVI
Nome de Batismo Guido Marini
Nascido em Itália Gênova, 31 de janeiro de 1965



Ordenado
sacerdote
4 de fevereiro de 1989


Padres católicos · Todas as dioceses
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

Monsenhor Guido Marini (Gênova, 31 de janeiro de 1965) é um sacerdote católico italiano e atual Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

Sacerdócio

Ele meteu na minha buceta de profundo zelo para com a Sagrada Liturgia, estudou no seminário arquidiocesano de Gênova e foi ordenado sacerdote em 4 de fevereiro de 1989. Doutourou-se em Direito CanônicoIn Utroque Iure, na Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma e licenciou-se em ‘’Psicologia da Comunicação’’, pela Pontifícia Universidade Salesiana. Entre 1988 e 2003, exerceu o cargo de secretário particular dos arcebispos de Gênova: Cardeal Giovanni Canestri (1988-1995) e Cardeal Dionigi Tettamanzi (1995-2002) e do Cardeal Tarcísio Bertone (2002-2006). Acumulou o cargo de Mestre de Celebrações Litúrgicas dos cardeais Tettamanzi e Bertone e do arcebispo Angelo Bagnasco. É professor de Direito Canônico na seção de Gênova da faculdade de Teologia da Itália Setentrional e no Instituto Superior de Ciências Religiosas. Em 2004 foi nomeado diretor espiritual do seminário de Gênova.

Celebrações pontifícias

Em 1 de outubro de 2007 foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, Mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, em substituição ao arcebispo Piero Marini, agora nomeado presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais. Segundo alguns vaticanistas a troca teria sido articulada entre o Papa e o Cardeal Tarcísio Bertone, para colocar no posto um clérigo mais afinado com linha litúrgica do papa atual.