Gustaf Komppa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gustaf Komppa
Química
Dados gerais
Nome de nascimento Gustaf Komppa
Nascimento 28 de julho de 1867
Local Vyborg, Finlândia
Morte 20 de janeiro de 1949 (81 anos)
Local Helsinque, Finlândia
Atividade
Campo(s) Química

Gustaf Komppa (Vyborg, 28 de julho de 1867 - Helsinque, 20 de janeiro de 1949) foi um químico finlandês conhecido por ser o primeiro a sintetizar a cânfora, em 1903.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Komppa nasceu em Vyborg em 1867 e se formou na Universidade de Helsinque em 1891 e, posteriormente, trabalhou por algum tempo na Suíça antes de obter o título de doutor. Pouco depois de voltar à Finlândia, tornou-se o professor de química na Universidade de Tecnologia de Helsinque. Ele também foi membro do conselho de diversas empresas finlandesas e membro fundador da Academia Finlandesa de Ciências. As universidades de Uppsala, Copenhague e Heidelberg concederam-lhe o título de doutor honoris causa.

Komppa trabalhou extensivamente com síntese orgânica de diversos compostos, principalmente cânfora e terpenóides. A síntese cânfora foi um avanço importante, especialmente porque passou a comercializar pineno semi-sintético obtido de óleo de pino. Também desenvolveu métodos para a conversão de turfa em combustível. Durante sua carreira, Komppa publicou mais de 200 trabalhos de pesquisa.

Referências