Guy Rose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2019). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A Modelo, 1919, óleo sobre tela.

Guy Rose (3 de março de 186717 de novembro de 1925) foi um pintor americano impressionista, reconhecido como um dos principais pintores impressionistas californianos do final do século XIX e início do século XX.

Guy Orlando Rose nasceu no dia 3 de março de 1867 em San Gabriel, Califórnia. Ele foi o sétimo filho de Leonard John Rose e Amanda Jones Rose.

Seu pai foi um proeminente senador da Califórnia. Ele e sua esposa criaram sua família em um caro vinhedo e rancho no Sul da Califórnia – a cidade de Rosemead, no Vale de San Gabriel, leva o nome da família. Em 1876, o jovem Guy Rose levou um disparo acidental no rosto em uma jornada de caça com seus irmãos. Durante a recuperação, ele começou a rascunhar e usar tintas a óleo e aquarelas. Ele se formou no Colégio de Los Angeles em 1884, e se mudou para São Francisco, onde ele tomou suas aulas de arte na Escola de Design de Califórnia.

No dia 12 de setembro de 1888, Rose matriculou-se na Academia Julian em Paris, estudando com Benjamin-Constant, Jules Lefebvre, Lucien Doucet e Jean-Paul Laurens. Entre 1888-1889, ele estudou na Academia Delacluse. Conheceu os alunos Frank Vincent e Frederick Melville na Academia Julian – Frank Vincent e Guy Rose passariam a ser amigos por um longo tempo.

Rose viveu em Nova Iorque na década de 1890, ilustrando para a Harper’s, Scribners e Century. Escolhendo regressar à França em 1899, ele e sua esposa Ethel Rose compraram um chalé em Giverny. Em 1900, ele residiu em Paris e passou o inverno em Biskra, Argélia, onde ele criou três quadros conhecidos. Entre 1904 e 1912, marido e mulher viveram em Giverny, e as obras dessa época mostram a influência do "mestre" Claude Monet, quem passaria a ser seu amigo e mentor.

Em 1913-1914, os Roses passaram o verão e mantiveram uma escola de arte em Narragansett, Rhode Island. Sofrendo intermitentemente com os efeitos da intoxicação com o chumbo, Rose e sua esposa se mudaram permanentemente para Los Angeles, Califórnia, em 1914.

Em Los Angeles, Guy Rose deu aulas e serviu como diretor da Escola de Arte Stickney Memorial em Pasadena. Em 1921, ele sofreu de um ataque debilitante que o deixou paralítico. Guy Rose morreu em Pasadena, Califórnia, no dia 17 de novembro de 1925. Em 1926, a Galeria Stendhal realizou uma mostra de suas obras em sua homenagem.

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Menção honrosa, Paris Solon, 1894;
  • Medalha de prata, Exposição Internacional do Panamá-Pacífico, 1915;
  • Medalha de ouro, Exposição do Panamá-Califórnia, São Diego, 1915;
  • Prêmio William Preston Harrison, Clube de Arte de Califórnia, 1921.

Coleções e galerias[editar | editar código-fonte]

  • Museu de Irvine, Irvine, Califórnia;
  • Museu de Bower, Santa Ana;
  • Museu de Arte de Laguna;
  • LACMA: Museu de Arte do Município de Los Angeles;
  • Museu de Oakland, Califórnia;
  • Galeria de Guy Rose, Califórnia;
  • OCMA: Museu de Arte do Município de Orange.


  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Guy Rose».
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.