HSDPA: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''High-Speed Downlink Packet Access''' ou '''HSDPA''' é um protocolo de [[telefonia móvel]], também chamado '''3.5G'''. O HSDPA é um serviço de transmissão de pacotes de dados que opera dentro do [[W-CDMA]], no enlace direto (''downlink''), permitindo a transmissão de dados até 14,4Mbit/s em uma banda de 5MHz. Nesse sentido, abre novas possibilidades de serviços [[multimídia]] que utilizam a transmissão em [[banda larga]] em telefones móveis.
'''High-Speed Downlink Packet Access''' ou '''HSDPA''' é um protocolo de [[telefonia móvel]], também chamado '''3.5G'''. O HSDPA é um serviço de transmissão de pacotes de dados que opera dentro do [[W-CDMA]], no en3lace direto (''downlink''), permitindo a transmissão de dados até 14,4Mbit/s em uma banda de 5MHz. Nesse sentido, abre novas possibilidades de serviços [[multimídia]] que utilizam a transmissão em [[banda larga]] em telefones móveis.


Sua operação é regulamentada pelo conjuntos de normas [[3GPP]] em sua quinta versão, de 2002.
Sua operação é regulamentada pelo conjuntos de normas [[3GPP]] em sua quinta versão, de 2002.

Revisão das 19h00min de 11 de junho de 2013

High-Speed Downlink Packet Access ou HSDPA é um protocolo de telefonia móvel, também chamado 3.5G. O HSDPA é um serviço de transmissão de pacotes de dados que opera dentro do W-CDMA, no en3lace direto (downlink), permitindo a transmissão de dados até 14,4Mbit/s em uma banda de 5MHz. Nesse sentido, abre novas possibilidades de serviços multimídia que utilizam a transmissão em banda larga em telefones móveis.

Sua operação é regulamentada pelo conjuntos de normas 3GPP em sua quinta versão, de 2002.

Principais características

O HSDPA implementa, entre outras características, um novo canal físico (HS-PDSCH) e de transporte (HS-DSCH) cujas diferenças com relação aos canais compartilhados do WCDMA puro são, entre outras:

  • Modulação e Codificação Adaptativas (AMC);
  • Requisição de Repetição Automática Híbrida (Hibrid Automatic Repeat Request - HARQ);
  • Reserva Rápida de Pacotes (fast packet scheduling);
  • Dois modos de modulação (QPSK e 16-QAM);
  • Codificação turbo.

Outras diferenças incluem ausência do controle de potência rápido e soft handoff.

Essas funcionalidades são implementadas na chamada BTS, ou Base Transceiver Station, a estação base, também conhecida como node-B.

Um próximo passo em termos de evolução dentro do W-CDMA será o HSUPA, que permitirá velocidades mais rápidas e melhor aproveitamento de banda também no enlace reverso (uplink).

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.