Hailé Pinheiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hailé Salessiê de Goiás Pinheiro (Itaberaí, 13 de junho de 1936Goiânia, 7 de setembro de 2022), mais conhecido como Hailé Pinheiro ou simplesmente Seu Hailé, foi um empresário e dirigente esportivo brasileiro, conhecido por ter sido Presidente do Goiás Esporte Clube por mais de cinco décadas, e até hoje é considerado o dirigente mais atuante e emblemático da história do clube.

Quando nasceu, chamaria-se Antônio, por causa do santo católico homenageado no dia. Mas quando o pai dele foi fazer o registro, resolveu homenagear o Imperador da Etiópia, Hailê Salassiê, que se destacou por defender o país africano e ser um defensor das causas humanitárias. Mais tarde, o dirigente acrescentaria o nome do clube em que fez história, e se tornaria Hailé Salassié de Goiás Pinheiro.

Jogou futebol pela equipe do Goiânia Esporte Clube e em outros clubes de Goiânia, mas uma lesão no joelho o afastou da carreira. Ele chegou ao Goiás Esporte Clube no dia 5 de junho de 1963, aos 26 anos de idade, convidado pelo primo Olinto Pinheiro. O mesmo relatou o fato em uma entrevista ao jornalista Jackson Abrão:

“Estava na loja de venda de peças, na Avenida Anhanguera, quando apareceu meu primo e disse: ‘O Goiás está numa crise danada, sem direção e sem presidente. Quer ir numa reunião?’ Nesse dia eu saí da reunião como presidente. Eu tinha apenas 26 anos”. [1]

Hailé Pinheiro foi um dos responsáveis pela construção da sede da Serrinha, no terreno adquirido pelo Goiás Esporte Clube, na década de 60. O terreno era de propriedade municipal e foi trocado pela área onde hoje fica o Colégio Marista. No local, foi construído, além da sede administrativa, campos de futebol, a concentração e o Ginásio Luiz Torres de Abreu. Se o Goiás hoje tem uma das maiores estruturas entre os clubes de futebol do país, o Seu Hailé é considerado o grande responsável. Isso sempre foi uma obsessão do dirigente, que com as próprias mãos, dirigindo caminhão com materiais, ajudou a construir a Sede da Serrinha.

Daí em diante, a sede do Goiás cresceu, também pela mão de outros gestores, mas sempre tendo a figura de Hailé Pinheiro por perto. Em 1995, o Goiás construiu o Estádio Hailé Pinheiro, que leva seu nome como homenagem. Já na gestão de Raimundo Queiroz, em 2003, o complexo foi modernizado. Dez anos depois, sob o comando de João Bosco Luz, o Estádio Hailé Pinheiro passou por reformas para receber a Seleção Brasileira antes da Copa das Confederações. Foi colocado um novo gramado, de padrão Fifa, que é utilizado nas arenas de Copa do Mundo. Entre outras obras, foram construídos vestiários modernos e uma nova sala de imprensa. Em julho de 2018, na gestão de Marcelo Almeida, teve início a reforma de ampliação das arquibancadas. Entre os meses de outubro e novembro de 2019, o Estádio da Serrinha sediou oito partidas da Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2019. Nos dias atuais, o estádio recebe todos os jogos do Goiás como mandante em competições regionais, nacionais e internacionais, como o Campeonato Goiano, a Copa Verde, o Brasileirão Série A, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.

Faleceu ao lado da família, na manhã do dia 7 de setembro de 2022, ele tinha 86 anos e lutava contra um câncer na garganta.[2] O seu velório foi aberto ao público e ocorreu no estádio que leva o seu nome.

- Ver também:

▪︎ Goiás Esporte Clube

▪︎ Estádio Hailé Pinheiro

Referências