Saltar para o conteúdo

Hegúmeno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hegúmeno russo trajando o klobuk e a cruz peitoral.

Hegúmeno (em grego clássico: ἡγούμενος, em russo: игу́мен) é o título do responsável por um mosteiro da Igreja Ortodoxa ou das Igrejas Católica Orientais, similar ao de abade na Igreja Católica.[1] A responsável por um mosteiro de monjas ortodoxas é chamada de hegúmena. O termo significa "aquele que está no comando", "líder" em grego.

Inicialmente, o título era aplicado ao superior de qualquer mosteiro. Na Igreja Ortodoxa Russa, depois de 1874, quando seus mosteiros foram secularizados e classificados em três classes, o título de hegúmeno foi reservado apenas para o nível mais baixo da administração, o terceiro. O chefe de um mosteiro da segunda ou primeira classe detém o título de arquimandrita. Nas Igrejas Católicas Orientais, o chefe de todos os mosteiros de um determinado território é chamado de proto-hegúmeno.

Os deveres de ambos, hegúmeno e arquimandrita, são os mesmos, sendo o arquimandrita considerado o sênior dos dois. Na Igreja Ortodoxa Russa o título de hegúmeno pode ser concedido como um título honorífico para qualquer hieromonge, mesmo para aquele que não administra um mosteiro.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Hegúmeno

Referências

  1. «СЛОВАРЬ ЦЕРКОВНЫХ ТЕРМИНОВ». Glossary of Church Terms (em russo). days.pravoslavie.ru. Consultado em 29 de julho 2013 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.