Heike Henkel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Heike Henkel
campeã olímpica
Heike Henkel
Atletismo
Modalidade salto em altura
Nascimento 5 de maio de 1964 (59 anos)
Quiel, Alemanha
Nacionalidade Alemanha alemã
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Barcelona 1992 salto em altura
Campeonatos Mundiais
Ouro Tóquio 1991 salto em altura

Heike Henkel (nascida Redetzky; Quiel, 5 de maio de 1964) é uma ex-atleta alemã, campeã olímpica e mundial do salto em altura.

Heike foi campeã nacional alemã pela primeira vez em 1984. Naquele mesmo ano, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, entretanto, conseguiu apenas a 11ª colocação. Com outra participação apenas mediana em Seul 1988, ela conseguiu pela primeira vez passar a altura de 2,00 m em 1989 num torneio em Colônia, quinta melhor marca daquele ano.

Em 1990, foi campeã européia em pista coberta e conseguiu seu maior título até então, vencendo a prova no Campeonato Europeu de Atletismo.[1] Em 1991, com um salto de 2,05 m, seu recorde pessoal ao ar livre, conquistou a medalha de ouro do Campeonato Mundial de Atletismo em Osaka, no Japão.[1]

Campeã olímpica[editar | editar código-fonte]

Pouco antes dos Jogos de Barcelona, em fevereiro de 1992, Heike conseguiu a melhor marca pessoal, saltando 2,07 m num torneio indoor em Karlsruhe, na Alemanha, recorde mundial desta prova em pista coberta. Sua maior conquista viria logo depois, em Barcelona. Numa prova épica, Henkel e a búlgara Stefka Kostadinova, sua grande adversária e co-favorita ao ouro, num duelo esperado por todos, não conseguiam passar 1,97 m após a segunda de três tentativas e se viam a ponto de serem eliminadas. Kostadinova falhou na última tentativa mas Heike conseguiu saltar a marca, mas isto lhe colocava apenas em terceiro lugar geral, pois a surpreendente romena Alina Astafei, que havia saltado a marca de primeira tentativa, também saltou 2,00 m de primeira. Sem chances do vencer naquela situação, ela passou a marca para 2,02 m e saltou de primeira, deixando a romena em segundo, ganhando a medalha de ouro e sagrando-se campeã olímpica.[1]

Depois de resultados modestos entre 1992 e 1996, contusões forçaram Heike a encerrar a carreira naquele ano, antes mesmo dos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]