Hemoglobinúria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hemoglobinúria
Estrutura da hemoglobina
Classificação e recursos externos
CID-10 R82.3
CID-9 283.2, 791.2
DiseasesDB 19635
MeSH D006456

Hemoglobinúria é um sintoma caracterizado pela presença de hemoglobina na urina em concentrações anormalmente altas. A hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Está muitas vezes associada à anemia hemolítica, doença na qual os glóbulos vermelhos são destruídos e liberam sua hemoglobina no plasma. O excesso de hemoglobina é filtrado pelos rins, que a eliminam pela urina dando a esta uma cor vermelha ou vinho.

Causas[editar | editar código-fonte]

Possíveis causas incluem[1]:

Hemoglobinuria malarial[editar | editar código-fonte]

A hemoglobinuria malarial ou febre de água negra é uma complicação grave de uma malária causada pelo Plasmodium falciparum em pacientes que interrompem o tratamento. Associado a febre alta, calafrios, anemia e urina negra e a mortalidade mesmo com tratamento é de cerca de 50%. [2][3]

Complicações[editar | editar código-fonte]

A hemoglobinúria pode levar à necrose tubular aguda, a qual é uma causa comum de morte em paciente politraumatizados tratados em UCI's.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Em um exame de urina visto ao microscópio a ausência de glóbulos vermelhos descarta o diagnóstico diferencial de hematúria e síndrome nefrítica.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]