Henrique Beaufort, 2.º Duque de Somerset

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henrique Beaufort, 2.º Duque de Somerset
Nascimento 26 de janeiro de 1436
Londres
Morte 15 de maio de 1464
Batalha de Hexham
Sepultamento Abadia de Hexham
Cidadania Reino Unido
Progenitores
Filho(a)(s) Charles Somerset
Irmão(ã)(s) Eleanor Beaufort, Margarida Beaufort, Condessa de Stafford, João Beaufort, Marquês de Dorset, Edmund Beaufort (morto em 1471)
Ocupação chefe militar
Título duque
Causa da morte decapitação

Henrique Beaufort, 3.º duque de Somerset,[1] (Londres, 26 de janeiro de 143615 de maio de 1464) foi um importante chefe militar da Casa de Lencastre durante a Guerra das Rosas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Henrique era filho de Edmundo Beaufort e de Leonor Beauchamp. Era primo de Margarida Beaufort, Ricardo Neville, conde de Warwick, e tio de Henrique Stafford, 2.º duque de Buckingham.

Vida[editar | editar código-fonte]

Henrique combateu na primeira batalha de Saint-Albans (1455) onde foi gravemente ferido e o seu pai morreu. Foi o vencedor da batalha de Wakefield (1460) e da segunda batalha de Saint-Albans (1461) mas não pôde evitar a derrota de Towton, refugiando-se na Escócia após escapar do campo de batalha.

Depois foi para a França negociar apoio, mas lá foi preso durante algum tempo, atravessando depois a Flandres para regressar à Inglaterra. Colocou guarnições em diversos castelos do condado de Northumberland. Após ser derrotado num cerco, aceitou fazer as pazes com o rei Eduardo IV, que o perdoou a 10 de março de 1462. Henrique Beaufort recuperou as suas terras e títulos.

Permaneceu na corte do rei, aconselhando-o. No entanto, no final de 1463, regressou para o lado dos Lencastre. Derrotado e preso na batalha de Hexham, é decapitado. O seu corpo foi enterrado na abadia de Hexham.

Henrique não teve filhos legítimos, mas deixou um filho ilegítimo: Carlos Somerset, conde de Worcester, ancestral dos condes de Worcester e dos duques de Beaufort.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Michael K. Jones, "Beaufort, Henry, second duke of Somerset (1436–1464)", Oxford Dictionary of National Biography, Oxford University Press, edições em linha, janeiro de 2008.