Hermínia da Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hermínia
Arquiduquesa da Áustria
Hermínia da Áustria
Retrato póstumo de 1846 por Albert Theer no Museu Condé, localizado no Castelo de Chantilly, na França.
Nascimento 14 de setembro de 1817
  Castelo de Buda, Budapeste, Reino da Hungria
Morte 13 de fevereiro de 1842 (24 anos)
  Viena, Áustria
Sepultado em 21 de fevereiro de 1842, Castelo de Buda, Budapeste, Reino da Hungria
Casa Habsburgo-Lorena
Pai José, Palatino da Hungria
Mãe Hermínia de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym

Hermínia Amália Maria da Áustria (em alemão: Hermine Amalie Marie; Castelo de Buda, 14 de setembro de 1817Viena, 13 de fevereiro de 1842)[1][2] foi uma arquiduquesa da Áustria por nascimento e princesa-abadessa do Convento Teresiano em Praga.

Família[editar | editar código-fonte]

Hermínia foi a única filha de José, Palatino da Hungria e de sua segunda esposa, a princesa Hermínia de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym. Os seus avós paternos eram o imperador Leopoldo II do Sacro Império Romano-Germânico e a infanta Maria Luísa da Espanha. Os seus avós maternos eram Vítor II, Príncipe de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym e a princesa Amália de Nassau-Weilburg.

Ela era a irmã gêmea de Estêvão, palatino da Hungria. Além dele, teve cinco meio-irmãos pelo terceiro casamento de seu pai com Maria Doroteia de Württemberg, que eram: Francisca Maria Isabel, Alexandre, Isabel Francisca, José Carlos, marido de Clotilde de Saxe-Coburgo-Gota, e Maria Henriqueta, rainha da Bélgica como esposa de Leopoldo II.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A sua mãe morreu ao dar à luz gêmeos. Ela foi criada pela sua madrasta, Maria Doroteia. Ela passou sua infância principalmente em Budapeste e na vila de Alcsútdoboz, no condado húngaro de Fejér, onde seu pai possuía o Palácio Habsburgo.

Ela era descrita como graciosa, bondosa, e honesta. Contudo, Hermínia era uma jovem esbelta com um corpo frágil e propensa a doenças. Ela teria sido a favorita de seu pai.

Em 16 de julho 1839, a jovem tornou-se princesa-abadessa do Convento Teresiano de Senhoras Imperiais e Reais, em Hradčany, próximo ao Castelo de Praga, na atual República Checa.

A arquiduquesa Hermínia faleceu em 13 de fevereiro de 1842, aos 24 anos, em Viena, na Áustria. Ela foi enterrada no Castelo de Buda, no dia 21 de fevereiro.

Honras[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Hermínia da Áustria