Saltar para o conteúdo

História do voleibol: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 200.158.224.64 para a última versão por Yanguas (usando Huggle)
Linha 5: Linha 5:
[[William George Morgan]] ([[1870]]-[[1942]]), que nasceu no [[Estado de Nova York]], entrou para a história como o inventor do jogo de [[voleibol]], para a qual ele deu originalmente o nome de "Minonette".
[[William George Morgan]] ([[1870]]-[[1942]]), que nasceu no [[Estado de Nova York]], entrou para a história como o inventor do jogo de [[voleibol]], para a qual ele deu originalmente o nome de "Minonette".


O jovem Morgan realizou seus estudos de graduação da Faculdade de [[Springfield]] da ACM ([[Associação Cristã de Moços]]), onde conheceu [[James Naismith]], que, em [[1891]], inventou o [[basquetebol]]. Após graduar-se, Morgan passou seu primeiro ano na ACM de [[Auburn (Maine)]] após o qual, durante o verão de [[1895]], mudou-se para a ACM de [[Holyoke (Massachusetts)]], onde se tornou diretor de [[Educação Física]]. Nessa função ele teve a oportunidade de estabelecer, desenvolver e dirigir um vasto programa de exercícios e aulas de esporte para adultos do sexo masculino.
O garoto jovem Morgan conseguio realizar seus estudos de graduação da Faculdade de [[Springfield]] da ACM ([[Associação Cristã de Moços]]), onde conheceu [[James Naismith]], que, em [[1891]], inventou o [[basquetebol]]. Após graduar-se, Morgan passou seu primeiro ano na ACM de [[Auburn (Maine)]] após o qual, durante o verão de [[1895]], mudou-se para a ACM de [[Holyoke (Massachusetts)]], onde se tornou diretor de [[Educação Física]]. Nessa função ele teve a oportunidade de estabelecer, desenvolver e dirigir um vasto programa de exercícios e aulas de esporte para adultos do sexo masculino.


Sua liderança foi muito bem aceita e suas classes cresceram em números. Ele veio a perceber que precisava de um certo tipo de jogo recreativo competitivo a fim de variar o seu programa. O basquete, um esporte que começava a se desenvolver, parecia que se adequava aos jovens mas era necessário encontrar uma alternativa menos violenta e menos intensa para os membros mais velhos.
Sua liderança foi muito bem aceita e suas classes cresceram em números. Ele veio a perceber que precisava de um certo tipo de jogo recreativo competitivo a fim de variar o seu programa. O basquete, um esporte que começava a se desenvolver, parecia que se adequava aos jovens mas era necessário encontrar uma alternativa menos violenta e menos intensa para os membros mais velhos.

Revisão das 22h44min de 9 de maio de 2012

O nascimento do jogo

William George Morgan (1870-1942), que nasceu no Estado de Nova York, entrou para a história como o inventor do jogo de voleibol, para a qual ele deu originalmente o nome de "Minonette".

O garoto jovem Morgan conseguio realizar seus estudos de graduação da Faculdade de Springfield da ACM (Associação Cristã de Moços), onde conheceu James Naismith, que, em 1891, inventou o basquetebol. Após graduar-se, Morgan passou seu primeiro ano na ACM de Auburn (Maine) após o qual, durante o verão de 1895, mudou-se para a ACM de Holyoke (Massachusetts), onde se tornou diretor de Educação Física. Nessa função ele teve a oportunidade de estabelecer, desenvolver e dirigir um vasto programa de exercícios e aulas de esporte para adultos do sexo masculino.

Sua liderança foi muito bem aceita e suas classes cresceram em números. Ele veio a perceber que precisava de um certo tipo de jogo recreativo competitivo a fim de variar o seu programa. O basquete, um esporte que começava a se desenvolver, parecia que se adequava aos jovens mas era necessário encontrar uma alternativa menos violenta e menos intensa para os membros mais velhos.

Naquela época Morgan não sabia de nenhum jogo semelhante ao voleibol que poderia guiá-lo; ele o desenvolveu a partir de seus próprios métodos de treinamento esportivo e sua experiência prática no ginásio da ACM. Descrevendo suas primeiras experiências ele disse:


"Em busca de um jogo apropriado, o tênis me ocorreu, mas para isso são necessários raquetes , bolas, equipamentos de rede e outros e por isso foi eliminado, mas a idéia de uma rede parecia uma boa. Nós a elevamos a uma altura de cerca de 6 metros, 6 polegadas (1,98 metros) a partir do solo, logo acima da cabeça de um homem médio. Precisávamos de uma bola e entre aquelas que tentamos foi uma câmara de basquete, mas isso era muito leve e muito lenta. Por isso, tentei a de basquete em si, que era muito grande e muito pesada."


No final, Morgan solicitou à firma AG Spalding & Bros para fazer uma bola, o que fizeram em sua fábrica perto de Chicopee, no estado de Massachusetts. O resultado foi satisfatório: a bola foi revestida em couro com um tubo de borracha interior; a sua circunferência não foi inferior a 25 nem superior a 27 polegadas (63,5 cm e 68,6 centímetros, respectivamente), e seu peso não inferior a 252 e não mais de 336 gramas.

Morgan pediu a dois de seus amigos de Holyoke, Dr. Frank Wood e John Lynch, a elaborar (com base em suas sugestões) os conceitos básicos do jogo, juntamente com as primeiras 10 regras.

No início de 1896 uma conferência foi organizada na faculdade da ACM em Springfield, reunindo todos os Conselheiros de Educação Física da ACM. Dr. Luther Halsey Gulick, diretor da escola de formação profissional de Educação Física (e também diretor-executivo do Departamento de Educação Física do Comitê Internacional da ACM) convidou Morgan para fazer uma demonstração de seu jogo no estádio novo da faculdade. Morgan formou duas equipes, cada uma composta por cinco homens (e alguns fãs leais) para Springfield, onde a manifestação foi feita diante dos delegados da conferência no ginásio do leste. O capitão de uma das equipes foi JJ Curran e da outra John Lynch, que foram, respectivamente, prefeito e chefe do Corpo de Bombeiros de Holyoke.

Morgan explicou que o novo jogo foi desenhado para ginásios ou salas de exercícios mas que também pode ser jogado a céu aberto. Um número ilimitado de jogadores podem participar e o objetivo do jogo é manter a bola em movimento sobre uma rede alta, de um lado para o outro.

Depois de ver a demonstração e ouvir as explicações de Morgan, o professor Alfred T. Halstead chamou a atenção para a ação, ou a fase de agir, de vôo da bola, e propôs que o nome "Mintonette" seja substituída por "Volley Ball". Este nome foi aceito por Morgan e pela conferência.

Morgan explicou as regras e trabalhou nelas e então deu uma cópia manuscrita para a conferência de diretores de Educação Física da ACM, como um guia para o uso e desenvolvimento do jogo. Uma comissão foi nomeada para estudar as regras e produzir sugestões para a promoção do jogo e do ensino.

Um breve relato sobre o novo jogo e suas regras foi publicado na edição de julho de 1896 da publicação "Educação Física" e as regras foram incluídas na edição 1897 do guia oficial da primeira Liga Atlética Norte-Americana da ACM.

Crescimento mundial

Os diretores de Educação Física da ACM, incentivados principalmente por duas escolas profissionais de Educação Física, a Faculdade de Springfield, em Massachusetts e o George Williams College, em Chicago (agora em Downers Grove, Illinois), adotaram o voleibol em todos os seus clubes nos Estados Unidos, Canadá (em 1900, o Canadá se tornou o primeiro país estrangeiro a adotar o jogo) e também em muitos outros países: Elwood S. Brown, nas Filipinas (1910), J. Howard Crocker na China, Franklin H. Brown no Japão (1908), o Dr. JH Gray na Birmânia, na China e na Índia, e outros no México e em países da América do Sul, Europa e África.

Em 1913 o desenvolvimento do voleibol no continente asiático foi tão forte que, naquele ano, o jogo foi incluído no programa dos primeiros Jogos do Extremo Oriente, organizados em Manila. Note-se que, por um longo tempo, o voleibol foi jogado na Ásia de acordo com as regras "Brown" que, entre outras coisas, previa 16 jogadores (para permitir uma maior participação nas partidas).

Uma indicação do crescimento do voleibol nos Estados Unidos é dada em um artigo publicado em 1916 no Spalding Volleyball Guide e escrito por Robert C. Cubbon. Nesse artigo Cubbon estimou que o número de jogadores tinha atingido um total de 200.000 pessoas, subdivididos da seguinte forma: na ACM (meninos, jovens e homens mais velhos) 70000, na Associação Cristã de Moças (meninas e mulheres) 50.000, em escolas (rapazes e moças) 25.000 e nas faculdades (jovens) 10.000.

Em 1916 a ACM conseguiu convencer a poderosa National Collegiate Athletic Association (NCAA) a publicar as suas regras e uma série de artigos, contribuindo para o rápido crescimento do voleibol entre jovens universitários. Em 1918 o número de jogadores por equipe era limitada a seis e em 1922 o número máximo de contatos autorizados com a bola foi fixada em três.

Até o início da década de 30 o vôlei foi em grande parte um jogo de lazer e recreação e havia apenas poucas atividades internacionais e competições. Havia regras diferentes do jogo em várias partes do mundo; no entanto, os campeonatos nacionais eram realizados em muitos países (por exemplo, na Europa Oriental, onde o nível de jogo tinha atingido um nível notável). O voleibol tornou-se assim cada vez mais um esporte competitivo com desempenho físico e técnico elevados.

Cronologia

Século XIX

1896
1900
  • As regras alteradas por W. E. Day são aceitas e publicadas pela ACM. A duração da partida é de até 21 pontos;
    * O Canadá é o primeiro país estrangeiro a adotar o voleibol.

Década de 1900

1906
  • Cuba descobre o "voleibol de 6" graças a um oficial do exército norte-americano, Agusto York, que participava da segunda intervenção militar na ilha caribenha.
1908
  • O voleibol chegou ao Japão. Hyozo Omori, um aluno de pós graduação da Faculdade de Springfield que primeiro demonstrou as regras do novo jogo nas quadras da ACM de Tóquio.
1910
  • O voleibol chega oficialmente às terras da China, graças a Max Exner e Crokner Howard. Até 1917, o jogo tinha equipes de 16 homens e ia a 21 pontos;
  • As Filipinas também conheceram o novo jogo através do diretor da ACM de Manila Elwood Brown. Em um curto espaço de tempo, existiam 5.000 quadras públicas e privadas.

Década de 1910

1912
  • O tamanho da quadra é alterado, tornando-se de 35x60 pés. A uniformidade de tamanho e peso da bola é estabelecida para uma circunferência de 26 polegadas e um peso de entre 7 e 9 oz. Duas outras inovações importantes: o número de jogadores em cada equipe é de seis e é decidido a rodar os jogadores antes do serviço.
1913
1914
  • George Fisher, secretário do Escritório de Guerra da ACM incluiu o voleibol no programa de recreação e educação para as Forças Armadas americanas.
1915
  • O número de jogadores em quadra mais uma vez torna-se variável, de 2 a 6 para cada equipe. O tempo oficial de jogo é introduzido e é decidido que o time que perder um jogo tem o direito de começar a servir no próximo jogo;
  • Na Europa o voleibol chega às praias francesas da Normandia e à Grã-Bretanha com os soldados americanos que lutavam na Primeira Guerra Mundial. Sua popularidade cresceu rapidamente mas o jogo criou raízes nos países do leste, onde o clima frio faz com que os ginásios esportivos se tornem mais atraentes;
  • Os primeiros dias da Primeira Guerra Mundial levam o voleibol à África. O primeiro país a aprender as regras é o Egito.
1916
  • Muitas novas regras sejam estabelecidas. A pontuação atribuída a um "game" cai de 21 a 15 e é determinado que, para ganhar uma partida, uma equipe tem que vencer dois dos três "games". A bola agora pode ser batida com os pés de um jogador. A altura da rede sobe para 8 metros, enquanto que o peso bola sobe de 8 para 10 onças. É decidido que segurar a bola é uma falta e o jogador não pode ter contato com a bola uma segunda vez até depois de ter sido jogada por outro atleta;
  • O voleibol se torna parte do NCAA, organismo que supervisiona os esportes universitários nos Estados Unidos.
1917
1918
  • O número de jogadores por equipe é de seis;
  • No Japão é disputado o primeiro campeonato colegial.
1919
  • Durante a Primeira Guerra Mundial, o Dr. George J. Fisher, como secretário do Escritório de Trabalhos de Guerra da ACM, torna o voleibol parte do programa de treinamento militar em campos, tanto nos EUA como no exterior, nos manuais atléticos escritos para os responsáveis pelo desporto e lazer no Exército. Milhares de bolas e redes são enviadas ao exterior para as tropas dos EUA e também apresentou aos diretores do Exército Aliado de esportes. Mais de 16 mil bolas de vôlei são distribuídos em 1919 à Força Expedicionária Americana apenas. Os Jogos Inter-Aliados são organizados em Paris (mas o voleibol não foi incluído desde que o jogo não era conhecido ainda suficientemente nos 18 países participantes dos Aliados para permitir uma concorrência equilibrada);
  • Na China, as regras são modificadas. Os times passam a ter 12 componentes cada e com partidas acontecendo até 15 pontos.
1920
  • O tamanho da quadra diminui para 30x60 metros e é permitido jogar a bola por qualquer parte do corpo acima da cintura. A maior inovação envolve a regra que permitia uma equipe para jogar uma bola no máximo três vezes antes de enviá-la por cima da rede;
  • As Filipinas desenvolver o primeiro tipo de ataque. É conhecida como a "bomba filipina" e é uma arma muito eficaz;
  • As primeiras tentativas espontâneas no bloqueio fazem o seu aparecimento, embora eles ainda não são codificados por regras.
  • Vôlei faz sua primeira aparição oficial na Rússia, nas cidades do Volga, Gorki e Kazan, e ao mesmo tempo, em Khabarovsk e Vladivostok.