Homestar Runner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Homestar Runner
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Comédia
Humor absurdo
Humor negro
Animação
Pastelão
Sátira
Paródia
Estado Em produção
Criador(es) Mike Chapman
Matt Chapman
Craig Zobel
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Vozes de Missy Palmer
Matt Chapman
Transmissão original 2000
Ligações externas
Site oficial

Homestar Runner, HR ou H*R é uma série de desenho animado humorístico americano em flash criada pelos americanos Mike Chapman e Matt Chapman. A animação foi baseada no livro original escrito por Mike Chapman e Craig Zobel; "The Homestar Runner Enters the Strongest Man in the World Contest" em 1996. O livro foi criado com o intuíto de ser uma paródia de livros infantis que eles encontravam na época. Mais tarde em 2000, o site "homestarrunner.com" foi criado, e lá, as primeiras animações em flash e jogos com os personagens que eles tinham criado para o livro foram feitos. Por se tratar de um dos sites mais antigos de animações independentes, a franquia virou um clássico cult na cultura pop.

História[editar | editar código-fonte]

Os desenhos nominalmente se centralizam no personagem Homestar Runner, um atleta um pouco tonto mas com um bom coração. O personagem Strong Bad, entretanto, é geralmente o mais popular entre os fãs, devido à série de desenhos curtos quase-semanais (na época) na qual Strong Bad responde a e-mails dos fãs. Strong Bad gosta de pregar peças junto de seu parceiro, The Cheat, e usa seu irmão Strong Mad como o músculo em suas operações. Juntos, os três atazanam a vida do outro irmão, o irritante e constantemente depressivo Strong Sad. Muitos dos itens do site como música, jogos, páginas iniciais e etc. são baseadas em acontecimentos vindos dos Strong Bad Emails. Vários outros personagens preenchem o mundo: A namorada ambientalista do Homestar, Marzipan, da qual sua secretária eletrônica é um frequente alvo para trotes; o melhor amigo de Homestar, Pom Pom; o treinador com problemas verbais, Coach Z; o dono da estande de conveniências local, Bubs; O Rei da Cidade (The King of Town) e seu companheiro, The Poopsmith. Por fora do elenco temos Homsar, um personagem que fala coisas estranhas e surreais, criado em (e sendo uma paródia de) um e-mail mal escrito enviado para Strong Bad; O misterioso Senor Cardgage, um senhor com aparência similar à de Strong Bad, que também fala coisas estranhas; O famoso dragão desenhado por Strong Bad, Trogdor; entre outros. Muitos destes personagens têm versões alternativas. Os desenhos animados são bastante autorreferenciais e possuem várias piadas internas que o espectador vai conhecendo ao longo do tempo. (Ou buscando na wiki oficialmente endorsada)

De 2010 até 2014, o desenho e o site entraram em um longo hiato, na qual não houve nenhuma atualização, pois os irmãos Chapman estavam ocupados com outros projetos. Porém, em 1º de Abril de 2014 o site foi atualizado com um desenho especial, e pouco depois deste desenho, eles criaram uma conta no Twitter para o personagem Strong Bad, assim eles poderiam continuar mantendo os fãs atualizados.

Atualmente eles fazem pelo menos um ou dois desenhos animados a cada ano, geralmente de 1º de Abril ou Halloween.

Seções do Site[editar | editar código-fonte]

No site oficial, estão incluídas as seções:

Main[editar | editar código-fonte]

As páginas principais te levam a outras partes do site, elas possuem animações e easter eggs ao passar o cursor pelos botões. São ao todo 26 páginas regulares mais 4 páginas em Easter Eggs.

Toons[editar | editar código-fonte]

Aqui ficam os desenhos animados em si, que estão divididos em:

  • Toons - Desenhos de "longa duração" (cerca de 5 minutos ou menos)
  • Shorts - Desenhos curtos
  • Holiday - Desenhos especiais para feriados, especialmente Halloween e Natal (chamado de "Decemberween" pelos personagens)
  • Puppet Stuff - Curtas feitos com fantoches de Homestar Runner e seus amigos
  • Powered by the Cheat - Desenhos animados pelo personagem The Cheat de forma extremamente amadora
  • Strong Bad Emails - Redireciona para a página dos Strong Bad Emails, a série de animações na qual Strong Bad lê e-mails reais enviados por fãs
  • Teen Girl Squad - Redireciona para a pagina de Teen Girl Squad, Uma série de quadrinhos feita por Strong Bad, os quadrinhos parodiam quatro meninas do colegial e sua busca por atratividade, popularidade, e amor, que são continuamente frustradas por suas mortes violentas em cada episódio.
  • Marzipan's Answering Machine - A secretária eletrônica de Marzipan; episódios sem animação, somente fala, com os personagens deixando mensagens gravadas.

Games[editar | editar código-fonte]

Jogos temáticos do site, muitas vezes criados pela empresa ficcionária Videlectrix. São eles:

Characters[editar | editar código-fonte]

Vídeos de apresentação dos personagens.. Eles são:

Alguns personagens como Senor Cardgage não tiveram seus próprios vídeos, mas este ganhou um após um e-mail para Strong Bad perguntar a respeito.

Downloads[editar | editar código-fonte]

Essa seção tem várias coisas miscelâneas para fazer download, como falas marcantes em áudio, música e wallpapers.

Store[editar | editar código-fonte]

A página da loja virtual de Homestar Runner (Homestore Runner), com camisetas, pôsteres, DVDs, bonecos e etc.; só disponível na América do Norte;

Sb Emails[editar | editar código-fonte]

A série de desenhos Strong Bad Emails que mostra Strong Bad lendo (e tirando sarro de) e-mails dos fãs, com mais de 200 episódios.

Contact[editar | editar código-fonte]

E-mails para contato com os criadores de Homestar Runner.

Legal[editar | editar código-fonte]

Todos os direitos autorais de Homestar Runner. Com um easter egg do personagem aparecendo, declarando a falta de entretenimento que é contida na página.

Random[editar | editar código-fonte]

Redireciona para um toon aleatório de Homestar Runner. Também é possível escolher um Strong Bad Email aleatório, na página respectiva.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

A música "Trogdor" apareceu no jogo Guitar Hero II, lançado em 2006. Além do jogo point-and-click do Strong Bad, a Telltale Games em parceria com a Valve Software lançou em 2010 o jogo Poker Night at the Inventory, um jogo de pôquer que conta com a aparição de Strong Bad, e além dele, personagens como Tycho da série em quadrinhos da internet Penny Arcade, Max da série de jogos Sam & Max, e Heavy Weapons Guy de Team Fortress 2. Em 2015, os irmãos Chapman criaram uma série de curtas animados intitulado "Two More Eggs" para a Disney, com diversas influências vindas de Homestar Runner. Em 2018, os irmãos Chapman lançaram um Kickstarter para produzir um jogo de tabuleiro baseado no personagem Trogdor. O financiamento coletivo deu certo e no ano seguinte "Trogdor!! The Board Game" foi lançado.

Em 2020 lançaram novos produtos de merchandising em parceria com a Fangamer.com, como camisetas e pins exclusivos, e uma pelúcia com som do Strong Bad.

Com a descontinuação do Adobe Flash em 2020, os irmãos Chapman têm subido quase todos os seus desenhos animados para o YouTube, com qualidade de áudio remasterizada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]