Hospital Nossa Senhora das Dores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Dezembro de 2008). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), é um hospital localizado no bairro Penha, em Itabira, no estado de Minas Gerais. Foi construído pela Irmandade Nossa Senhora das Dores em 1867, e administrado pelas próprias freiras. É o hospital mais estruturado de Itabira, devido a massivos investimentos financeiros na instituição. É considerado um hospital de referência regional em traumatologia, maternidade e hemodiálise.[1]

É um hospital particular filantrópico, ainda pertencente à irmandade. Anexado ao hospital existe o Pronto Socorro Municipal de Itabira, mantido pela prefeitura que atende toda a região, inclusive até cidades que não pertencem à mesorregião.

O HNSD atende grande número de pacientes do SUS, devido a maior quantidade de leitos destinados para esse fim. Possui uma grande maternidade, centro de hemodiálise, banco de sangue, banco de órgãos, centro cirúrgico e UTI.

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.