Cotã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hotan)
Hotan
Nome oficiais
(zh-CN) 和田市
(ug) خوتەن شەھىرى
Geografia
País
Região autónoma
Prefeituras
Hotan Prefecture (en)
Sede
Nurbagh Subdistrict (d)
Capital de
Kingdom of Khotan (en)
Área
466,49 km2
Altitude
1 382 m
Coordenadas
Demografia
População
322 300 hab. ()
Densidade
690,9 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
Identificadores
Código postal
839000
Prefixo telefônico
903
matrícula
新R
Website
Mapa

Cotã[1] (em uigur: خوتەن; romaniz.:Ḫotǝn; chinês: 和田, pinyin: Hétián, formalmente: chinês simplificado: 和阗; chinês tradicional: 和闐) é uma cidade oásis está situada a 1410 m acima do nível do mar (sendo o oásis mais alto da Bacia do Tarim), entre dois rios: o rio Ioruncas (Rio do Jade Branco) a leste e o rio Caracas (Rio do Jade Preto) ao oeste[2], é a capital da jurisdição de Hotã, Sinquião, China.

Com uma população de 114.000 pessoas (2006), Cotã é a maior cidade da margem sul do deserto de Taclamacã[2] e da Bacia do Tarim. Situa-se na margem norte da cordilheira Cunlum, que é cortada pelas passagens Sanju, Hindutague e Ilchi.

A cidade, localizada ao sudeste de Iarcanda, é ocupada quase que exclusivamente pelos uigures, é um centro secundário de agricultura e foi um importante ponto de parada no braço sul da histórica Rota da Seda[3].

Mesquita em Hotan

Cotã sempre foi dependente de dois grandes rios, o Caracas e o Ioruncas, que forneciam a água necessária para a sobrevivência de toda a fronteira sudoeste do vasto deserto de Taclamacã. O Ioruncas continua fornecendo água e irrigação para a cidade e o oásis.

Na cidade é possível observar práticas o artesanais antigas utilizadas por lá por cerca de dois milênios, como seda feita a mão a partir de casulos, ou o processo em uma fábrica mecanizada da década de 1950. Outras práticas artesanais são a confecção de são joias de jade e a fabricação manual de papel feito a partir da casca da de amoreira e de plantas do deserto[2].

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. EBM 1967, p. 5.
  2. a b c Hotan - Ancient Kingdom of Jade and Silk Arquivado em 3 de fevereiro de 2015, no Wayback Machine., em inglês, acesso em 08 de fevereiro de 2015.
  3. The Buried Silk Road Cities of Khotan, em inglês, acesso em 08 de fevereiro de 2015.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Enciclopédia Brasileira Mérito Vol. XI. São Paulo: Mérito S. A. 1967 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.