Hugo Alves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hugo Alves
Informação geral
Nascimento 19 de junho de 1973 (43 anos)
Local de nascimento Lagos
País  Portugal
Gênero(s) Jazz
Instrumento(s) Trompete

Hugo Alves (Lagos, Portugal, 19 de junho de 1973) é um trompetista de jazz, autodidata, que iniciou a sua aprendizagem do instrumento aos sete anos de idade em sociedades filarmónicas. Além da qualidade do seu trabalho musical, Hugo Alves destaca-se pelo dinamismo da sua actuação no mundo musical, tendo fundado a Orquestra de Jazz de Lagos (actualmente Orquestra de Jazz do Algarve) e sendo o mentor de festivais, encontros e workshops de jazz. Em 2010 viu a sua biografia publicada no site All.About.Jazz.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com um percurso musical que se inicia em Lagos, aos sete anos, Hugo Alves começa nos anos 90 uma vertiginosa carreira enquanto trompetista de renome que o levou a ingressar várias bandas nacionais e internacionais de destaque no mundo do Jazz.

Paralelamente enceta também actividades na produção de eventos de jazz ministrando ainda em vários workshops e escolas profissionais de renome no país como seja a ESMAE no Porto ou a ESML em Lisboa.

Na sua carreira destacam-se as passagens na Orquestra de Jazz de Matosinhos, Orquestra Jorge Costa Pinto bem como na Big Band do Hot Clube Portugal.

Durante este percurso teve oportunidade de trabalhar com músicos convidados tais como Peter King, Perico Sambeat, Kirk Lightsey, Sangoma Everett, Wayne Dockey, Michael Lauren, Bob Berg, Conrad Herwig, Ingrid Jensen, Carla Bley, Steve Swallow, Gary Valente, Bernardo Sassetti, Mário Laginha,  Júlio Resende, Miguel Martins, Nuno Ferreira, Jorge Costa Pinto, entre muitos, muitos outros.

Em 2003 Hugo Alves edita o seu primeiro album – Estranha Natureza. Um album de originais elogiado tanto pela crítica nacional e internacional e que o consagra, desde logo, como um dos maiores valores nacionais na área do jazz.

Em 2004 Hugo Alves cria a Orquestra de Jazz do Algarve, um projeto que espelha a sua imagem enquanto músico e importância do Jazz de maior formato. É uma Big Band composta por 18 músicos cuja reconhecida excelência  é frequentemente objecto de aclamadas críticas.

Sempre a par da sua carreira musical segue a sua carreira como educador nacional e além fronteiras em países como Espanha e Itália ou África do Sul.

No anos seguintes edita mais três albuns, Taksi Trio em 2005, Given Soul em 2007, Double Dose em 2010. Todos os albuns receberam as mais elogiosas críticas da imprensa especializada e o reconhecimento unanime de Hugo Alves como uma incontornável referência no mundo do jazz. Todos discos premiados como “Melhores do Ano” no nosso País.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Como lider

  • "Estranha Natureza", Ed. Actus (2003)[3][4]
  • "Taksi Trio", Ed. Actus (2005)[3][4]
  • "Given Soul", Ed. Actus (2006)[3][4]
  • "Double Dose" com [[Greg Burk (2010)[4]

Com a Orquestra de Jazz do Algarve

  • "Invites" (2011)
  • "Redux em Sexteto" (2012)

Como sideman

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]