IMARGEM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


A Imargem é uma instituição sediada na freguesia do Pragal desde 1996, concelho de Almada e seus associados representam as mais variadas expressões das artes plásticas.

Desde Junho de 1997 que foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública [1]


História[editar | editar código-fonte]

A Imargem foi fundada em 9 de julho de 1982 por Francisco Bronze, Jorge Pé Curto, Pedro de Sousa, Louro Artur, José Zagallo, Carlos Canhão, Lurdes Sério, Ângelo e Victor Ferreira e dela tem feito parte muitos outros artistas de grande prestigio local, regional e de renome a nível nacional como por exemplo Francisco Bronze , Manuel Cargaleiro e Rogério Amaral.

Actualmente conta com mais de 40 artistas plásticos que participam regularmente nas diversas exposições organizadas pela associação, destacando a exposição Anual Imargem na Galeria Municipal de Almada, a exposição Pluralidades na Oficina de Cultura de Almada e a Bienal Associarte no Solar dos Zagallos e muitas outras exposições que organiza e participa a nível regional e nacional.

Entre as suas actividades regulares está também a formação artística com ateliês nas áreas de Desenho, Pintura , Cerâmica , Serigrafia e Escultura , assim como a organização dos eventos artísticos Bienal de Desenho de Almada, a nível nacional, e Arte em Festa em Almada.

Objectivos[editar | editar código-fonte]

Dos principais objectivos desta instituição, salientam-se a promoção dos associados através da divulgação dos seus trabalhos, a organização de exposições e outras manifestações culturais, contribuir para a formação dos associados e servir de factor de progresso cultural para a comunidade local.

Órgãos Sociais[editar | editar código-fonte]

Os corpos gerentes desta associação de artistas plásticos do concelho de Almada é constituída por uma direcção, assembleia geral e conselho fiscal e é presidida desde 2016 pelo artista plástico Francisco Palma.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Diário da República II série , nº 123 de 28 de Maio de 1997