Igreja Matriz de São Miguel de Malhada Sorda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Matriz de São Miguel de Malhada Sorda
Igreja Matriz de São Miguel de Malhada Sorda
Estilo dominante Barroco
Início da construção séc. XVI
Fim da construção séc. XVIII
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese da Guarda
Sacerdote D. Manuel Clemente
Património Nacional
Classificação  Imóvel de Interesse Público
Ano 1997
DGPC 74421
SIPA 5793
Geografia
País Portugal Portugal
Coordenadas 40° 32' 8.359" N 6° 55' 7.877" O
Igreja Matriz de Malhada Sorda nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Ajuda

A Igreja Matriz de São Miguel de Malhada Sorda, ou Igreja de São Miguel, localiza-se na freguesia de Malhada Sorda, município de Almeida, distrito da Guarda, em Portugal.[1]

O Orago desta Paróquia e desta Igreja é São Miguel.

Desde 1997, a Igreja Matriz de São Miguel de Malhada Sorda está classificada como Imóvel de Interesse Público.[2][1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Embora seja desconhecida a data do início da construção da Igreja de São Miguel, a edificação da matriz de Malhada Sorda pode situar-se no final do século XVI, devido ao modelo arquitetónico presente e à data 1597 gravada no arco da nave mais próximo da capela-mor.

Tem planta retangular e é disposta longitudinalmente. O templo é precedido por uma estrutura do século XVIII, de maiores dimensões que a fachada, onde se encontram a torre sineira e um pórtico de arco de volta perfeita e frontão triangular com um nicho ao centro, pináculos nos cunhais e rematado por cruz de pedra. Entre o pórtico e o frontispício encontra-se um átrio e o frontispício foi rasgado ao centro, onde se encontra um portal com frontão triangular e pilastras.

No interior existe uma única nave, com quatro arcos, sendo o arco triunfal pintado com ornamentos de brutesco. O teto entre o arco triunfal e o segundo arco está decorado com caixotões de madeira, com pinturas da vida da Virgem Maria.

Na capela-mor pode observar-se uma representação da Santíssima Trindade na cobertura e um belíssimo altar-mor de retábulo barroco de talha dourada do século XVI. Encontram-se ainda retábulos laterais e, por trás do altar-mor, existe um conjunto de pinturas murais quinhentistas de três cenas: ao centro o Arcanjo São Miguel, ladeado por Adão e Eva e a Árvore da Vida. Estas últimas pinturas foram inspiradas numa gravura de Schedel, da Crónica de Nuremberga.[3]

Torre Sineira[editar | editar código-fonte]

Junto à Igreja encontra-se uma Torre Sineira, que terá funcionado como prisão em tempos remotos. Os sinos desta Torre Sineira ainda são acionados manualmente durante Procissões, com um som particularmente único, alegrando a povoação no decorrer de toda a Procissão.

Festas Religiosas[editar | editar código-fonte]

Na Igreja de Malhada Sorda celebram-se as seguintes festas durante o ano:

Festas em Honra de Nossa Senhora da Ajuda[editar | editar código-fonte]

O Santuário de Nossa Senhora da Ajuda pertence à Paróquia de Malhada Sorda. Durante as Festas em Honra de Nossa Senhora da Ajuda, algumas das cerimónias religiosas das festas decorrem na Igreja Matriz. O ponto alto das cerimónias religiosas desta Romaria na Igreja Matriz é a Hora Santa, hora de Adoração, a que assistem milhares de pessoas, enchendo completamente a Igreja.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja Matriz de São Miguel de Malhada Sorda

Referências