Igreja de Santa Rita de Cássia nas Virgens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santa Rita de Cássia nas Virgens
Santa Rita da Cascia alle Vergini
Igreja de Santa Rita de Cássia nas Virgens
Fachada
Tipo
Estilo dominante
Arquiteto Mattia de Rossi (fachada, atribuída)
Fim da construção 1636
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Ano de consagração 1615 / 1904
Website Site oficial
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 59" N 12° 28' 59" E

Santa Rita da Cascia alle Vergini ou Igreja de Santa Rita de Cássia nas Virgens é uma igreja de Roma, Itália, dedicada a Santa Rita de Cássia e localizada na esquina da Via delle Vergini e da Via dell’Umiltà, no rione Trevi. É uma das igrejas nacionais da Úmbria na cidade.

História[editar | editar código-fonte]

A igreja tem uma história complicada. foi construída pela primeira vez em 1615 e dedicada como Santa Maria delle Vergini no local onde já existia uma igreja de mesmo nome e que servia aos monges agostinianos do vizinho "Colégio de Nossa Senhora do Refúgio" (em italiano: Collegio della Madonna del Rifugio). A igreja ficou pequena demais para o colégio foi quase totalmente reconstruída entre 1634 e 1636. Em 1660, sob a direção de Domenico Castelli, as obras no complexo finalmente terminaram. A fachada, de 1681, é atribuída a Mattia de Rossi e o campanário é de 1689; A igreja e o mosteiro permaneceram sob controle dos monges agostinianos até a unificação da Itália (1870), quando o complexo foi confiscado pelo governo italiano, que fechou o mosteiro e desconsagrou a igreja.

Em 1904, Santa Rita da Cascia in Campitelli foi demolida para abrir espaço para a construção do Monumento a Vitório Emanuel II, o que levou a Confraternidade da Sagrada Coroa de Espinhos do Nosso Senhor Jesus Cristo e a de Santa Rita de Cássia a se mudarem para a antiga igreja de Santa Maria delle Vergini, que foi reaberta, reconsagrada e rededicada a Santa Rita de Cássia.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O interior da igreja segue o plano de uma cruz grega com decoração em estilo barroco. O afresco da cúpula, de Michelangelo Ricciolini, é uma "Glória do Paraíso". Além do órgão, em talha dourada, a igreja abriga ainda, à esquerda da entrada, uma capela em honra a Nossa Senhora de Lourdes imitando uma gruta, dedicada em 1912.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de Santa Rita de Cássia nas Virgens