Ilha Vostok

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilhas da Linha (mapa); Vostok está no canto inferior direito da imagem.

A Ilha Vostok se localiza no Pacífico Sul, mais especificamente no Kiribati, é pertencente ao grupo de ilhas chamado Ilhas da Linha, tem a Leste a Ilha Caroline e ao Sul a Ilha Flint.

Por não ser habitada e por ser muito pequena, Vostok ainda mantém sua biodiversidade intacta ao contrário de muitas ilhas do Pacífico Sul que foram devastadas pelos seus "descobridores".

A ilha tem apenas 2,5 km², sendo a faixa de areia e a floresta tropical seus únicos ecossistemas terrestres, mas possui uma variedade muito grande de espécies marinhas ao seu redor, já que fica localizada próximo a barreira de coral Caroline.

Também conhecida como o Éden dos Tubarões, essa ilha foi descoberta em 3 de Agosto 1820 por navegador russo Fabian Gottlieb Thaddeus von Bellingshausen, que levava seu barco com o nome "Vostok" (trad. rus. Oriente).[1]

Referências

  1. Armstrong, Terence (Setembro de 1971). «Bellingshausen and the discovery of Antarctica». Cambridge University Press. Polar Record. 15 (99): 887–889. doi:10.1017/S0032247400062112. Consultado em 6 de janeiro de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.