Ilha do Diabo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ilha do Diabo

Île du Diable

  Ilha  
Ilha do Diabo
Ilha do Diabo
Mapa da Ilha do Diabo, ou île du Diable
Mapa da Ilha do Diabo, ou île du Diable
Ilha do Diabo está localizado em: Guiana Francesa
Ilha do Diabo
Mapa da Ilha do Diabo, ou île du Diable
Coordenadas 5° 17' 38" N 52° 35' O
País  França
Departamento ultramarino Guiana Francesa
cadeia de ilhas Ilhas da Salvação
1852
Área
 - Terra 0.140 km²

A Ilha do Diabo (em francês Île du Diable) é uma ilha da Guiana Francesa que faz parte das chamadas Ilhas da Salvação. Até 1946 era uma colônia penal francesa onde os presos considerados mais perigosos cumpriam pena. Para o governo francês, o território servia para punir os prisioneiros da pior forma possível: isolados, confinados num lugar de difícil acesso, os homens que ficavam ali presos dificilmente conseguiam escapar, já que a ilha é de difícil acesso, em virtude de seus penhascos, e suas águas são infestadas de tubarões.[1]

O livro Papillon, de Henri Charrière, mais tarde transformado em filme, retratou o cotidiano desses condenados e o tratamento brutal ao qual eram submetidos. O livro conta a famosa fuga de Papillon em 1935.

Além disso, a Guiana Francesa serviu de território para onde eram mandados os inimigos políticos dos conturbados anos do pós-Revolução Francesa. Lá viveram no exílio alguns grandes nomes do período, como Billaud-Varrennes e Collot d'Herbois.

Atualmente, um destino mais brando tem sido dado à Ilha do Diabo, o de paraíso para o ecoturismo, numa tentativa de aproveitar a pródiga natureza insular.

Referências

  1. Isabele, Cristine (11 de abril de 2017). «Ilha do Diabo: uma das prisões mais aterrorizantes do mundo». HISTORY 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.