Ilha do Príncipe Carlos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilha do Príncipe Carlos
Prince Charles Island, Ammaluqtuq
Ilha do Príncipe Carlos
Ilha do Príncipe Carlos
Ilha do Príncipe Carlos está localizado em: Canadá
<div style="position: absolute; z-index: 2; top: 37.093530336314%; left: Erro de expressão: Parêntese de fecho inesperado%; height: 0; width: 0; margin: 0; padding: 0;">
<div style="font-size: 90%; line-height: 110%; position: relative; top: -1.5em; width: 6em; Erro de expressão: Operador < inesperado">Ilha do Príncipe Carlos
Localização no Canadá
Coordenadas: 67° 47' N 76° 12' O

Mapa da Bacia de Foxe
Geografia física
País  Canadá
Localização Bacia de Foxe
Ponto culminante 73 m
Área 9 521  km²

Imagem de satélite

A Ilha do Príncipe Carlos (em inglês: Prince Charles Island, nome nativo: Ammaluqtuq) é uma ilha do Arquipélago Ártico Canadiano de baixa altitude e com área de 9521 km², o que faz dela a 78ª maior do mundo e a 19ª do Canadá. Fica na região de Qikiqtaaluk, é desabitada e tem clima polar.

Fica na Bacia Foxe, frente à costa oeste da Ilha de Baffin, na região de Qikiqtaaluk, território de Nunavut. Apesar do seu tamanho, o primeiro registo e confirmação da mesma como ilha foi em 1948, realizada por Albert-Ernest Tomkinson navegando num FARC Avro Lancaster, embora subsista a possibilidade de ter sido conhecida pelos Inuit muito antes (não se encontraram vestígios de presença humana na ilha).

A ilha recebeu o seu nome em homenagem a Carlos, Príncipe de Gales, que nasceu no mesmo ano em que a ilha foi confirmada como tal.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Morrison, R. I. G. 1997. "The Use of Remote Sensing to Evaluate Shorebird Habitats and Populations on Prince Charles Island, Foxe Basin, Canada". Arctic. 50, no. 1: 55.

Referências[editar | editar código-fonte]