Iniciativa dos Trabalhadores (Polônia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Iniciativa dos Trabalhadores)
Iniciativa dos Trabalhadores (Polônia)
História
Fundação
Quadro profissional
Tipo
Sede social
País
Organização
Afiliação
Orientação política
Website

A Iniciativa dos Trabalhadores (em polonês/polaco: Inicjatywa Pracownicza ou IP) é uma organização sindical polonesa de tendência anarcossindicalista. O IP foi estabelecido no segundo semestre de 2001 como um grupo informal de anarquistas cujo objetivo era a luta comum pelos direitos dos trabalhadores. Enquanto uma organização anarco-sindicalista formal em todo o país, o IP começou a agir em setembro de 2004. É membro da Confederação Internacional do Trabalho.

A Iniciativa dos Trabalhadores participou de protestos contra as demissões em massa em H. Cegielski - Poznań,[1][2][3][4] em Poczta Polska, [5][6] e no shopping center Auchan[7], como também por melhorias na saúde pública.[8][9][10][11] Os membros do sindicato também participaram do contraprotesto a uma marcha neonazista de 2012 em Frankfurt an der Oder.[12] No contexto da Crise de 2021 na fronteira entre a Bielorrússia e a União Europeia a Polónia se tornou uma das fronteiras de acesso à União Europeia mais visadas pela campanha de tráfico de pessoas articulada pelo governo estado bielorrusso. O governo da Polónia, da mesma maneira que os outros, respondeu à crise com violência sistemática e a negação da assistência aos imigrantes presos na fronteiros, acampados na floresta em completa destituição.[13] A Iniciativa dos Trabalhadores participou ativamente dos protestos em defesa dos direitos humanos desses imigrantes e de sua admissão, afirmando:

Enquanto sindicalistas, nós nos posicionamos pela solidariedade internacional dos oprimidos contra as ações opressivas de governos e patrões; nós nos opomos à política de criar divisões entre trabalhadores masculinos e trabalhadores femininos - isso é, a maioria da população global. Nossos oponentes e adv ersários são os patrões no trabalho e as pessoas sobre os assentos ministeriais, não as pessoas que, se movendo pelo mundo, lutam por uma existência melhor[13]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]