Insulíndia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Insulíndia, ou Arquipélago Malaio, ou Insulásia
Location Malay Archipelago corrected.png
Localização da Insulíndia
Geografia física
País Indonésia,  Brunei, Timor-Leste,  Malásia,  Filipinas,  Singapura
Localização Sudeste Asiático
Arquipélago 20.000 ilhas, sendo as maiores Bornéu, Java, Luzon, Mindanau, Celebes, Samatra
Ponto culminante Binaiya (3,027 m) m
Área >2 000 milhares  km²
Geografia humana
População 350 milhões[1] (2006)
Insulindia.PNG
Mapa dos grupos da Insulíndia.

Insulíndia também conhecido como arquipélago malaio e Sudeste Asiático marítimo, é um vasto e muito numeroso grupo de ilhas situado entre a Indochina e a Oceania, na região da Austronésia. Localizado entre os oceanos Índico e Pacífico, este grupo de mais de 20.000 ilhas é o maior arquipélago do mundo por área. As ilhas dividem-se por territórios da Indonésia, Filipinas, Singapura, Brunei, Malásia, Timor-Leste e, por vezes, a maior parte da Papua-Nova Guiné.[2] Há, entretanto, argumentos para excluir o último país por razões culturais e geográficas: a Papua-Nova Guiné e a Nova Guiné Ocidental são culturalmente completamente diferentes das outras ilhas da região; e a ilha de Nova Guiné geologicamente não faz parte do continente asiático, como as ilhas da Sonda[2] ao passo que a Malásia peninsular também é incluída no Sudeste Asiático Marítimo[3].

Estas ilhas constituem o território da Indonésia, Filipinas, Brunei, dos estados da Malásia Sarawak e Sabah e também do Território Federal de Labuan, de Timor-Leste e da Papua-Nova Guiné. Constituem a divisa entre o Oceano Índico e o Oceano Pacífico.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Department of Economic and Social Affairs Population Division (2006). World Population Prospects, Table A.2 (.PDF). 2006 revision. United Nations. pp. 37–42. Consultado em 30 de junho de 2007  line feed character character in |author= at position 42 (ajuda)
  2. a b "Malay Archipelago." Encyclopedia Britannica. 2006. Chicago: Encyclopedia Britannica, Inc.
  3. "Maritime Southeast Asia." Worldworx Travel. Accessado em 26 de maio de 2009.