Indochina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para o filme com Catherine Deneuve, veja Indochina (filme).
Indochina
Indochina (em francês, inglês e malaio), ឥណ្ឌូចិន (em khmer), 中南半島 (em mandarim), อินโดจีน (em tailandês), Đông Dương (em vietnamita)
Península da Ásia
País Camboja
Laos
 Malásia
Mianmar
 Singapura
 Tailândia
 Vietnã
Área 2 269 781 km2 (876 367 sq mi)
Localização da Indochina na Ásia

Indochina ou Península Indochinesa é uma região do Sudeste Asiático situada entre o leste da Índia e o sul da China. Inclui Vietnã, Laos, Camboja e, às vezes, Tailândia e Myanmar (antiga Birmânia).

O termo foi cunhado pelos franceses para designar a parte do seu império colonial constituída pelos atuais Vietnã, Laos e Camboja.

História[editar | editar código-fonte]

Historicamente, os países do Sudeste da Ásia foram influenciados culturalmente pela China e pela Índia, mas sobretudo por esta última. No Vietnã, entretanto, ocorreu o contrário. A influência indiana é residual e veio através da civilização e da grande população chinesa.[1]

A parte centro-sul do atual Vietnã era ocupada pelo reino de Champa, um estado de cultura hinduísta e língua malaio-polinésia que existiu entre o século II e 1832, entrando em declínio a partir do século X, por pressão dos senhores do Đại Việt (o antigo império do Vietnam, de 1054 a 1400 e de 1428 a 1804). Em 1832, foi anexado pelo imperador vietnamita Minh Mang.[1]

Delimitação[editar | editar código-fonte]

Mapa topográfico da Indochina.

Em sentido mais estrito, a Indochina abrange apenas o território da antiga Indochina Francesa, incluindo:

Em sentido amplo, pode incluir também:

Religião[editar | editar código-fonte]

A principal religião nesses países é o Budismo Theravada ou Hinayana. No Vietnã, a religião predominante é o Budismo Mahayana, enquanto na Malásia e Singapura a população se distribui entre budistas, hinduístas, cristãos e muçulmanos.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Keyes, Charles F. (1995). The golden peninsula : culture and adaptation in mainland Southeast Asia (Pbk. reprint ed.). University of Hawaii Press. p. 1. ISBN 9780824816964.
  2. History of the mountain people of southern Indochina up to 1945 (Bernard Bourotte, i.e. Jacques Méry, U.S. Agency for International Development, 195?

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Indochina
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.