Indochine (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Indochina (filme))
Indochine
Indochine (filme)
No Brasil Indochina[1]
 França
1992 •  cor •  154 min 
Género drama de guerra
Direção Régis Wargnier
Produção Eric Heumann
Jean Labadie
Produção executiva Alain Belmondo
Roteiro Erik Orsenna
Louis Gardel
Elenco Catherine Deneuve
Vincent Perez
Linh Dan Pham
Jean Yanne
Dominique Blanc
Henri Marteau
Música Patrick Doyle
Diretor de fotografia François Catonné
Direção de arte Jacques Bufnoir
Figurino Pierre-Yves Gayraud
Gabriella Pescucci
Edição Agnès Schwab
Geneviève Winding
Idioma língua francesa
língua vietnamita

Indochine é um filme francês de 1992, um drama dirigido por Régis Wargnier.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Indochina, anos 30. Uma das maiores plantações de seringueiras da Colônia Francesa é de propriedade de uma rica senhora, Eliane Devries. Ela cuida de seus rentáveis negócios com a ajuda de seu pai viúvo. Quando uma jovem princesa perde seus pais num acidente de avião, Eliane a adota como filha. Tal adoção permite a ela ampliar suas terras e plantações, graças aos recursos oriundos da herança recebida pela jovem órfã, agora conhecida como Camille. Eliane coloca Camille numa instituição católica, a fim de introduzi-la em sua religião e na cultura francesa. Na Indochina, começam a surgir as primeiras manifestações de independência contra o domínio francês. Para Eliane, é também o momento em que sua filha começa a conquistar sua própria liberdade. A chegada de Jean-Baptiste, um oficial da Marinha, acelera as transformações entre mãe e filha. Ele e Eliane apaixonam-se e vivem um curto 'affair' amoroso. Quando Jean-Baptiste salva a vida de Camille, durante um movimento nas ruas de Saigon, sem saber que ela é a filha adotiva de Eliane, a jovem se apaixona perdidamente por ele. Pensando ser o melhor para sua filha, Eliane, ao saber do ocorrido, procura Guy, um membro do governo, e consegue que Jean-Baptiste seja transferido para as remotas ilhas de Tonkin, uma verdadeira terra-de-ninguém. Ao tomar essas medidas, Eliane subestima o amor de Camille pelo oficial da Marinha. A jovem larga o conforto e os privilégios de Saigon, e parte à procura do homem que ama. Durante sua perigosa jornada, descobre uma nova paixão por seu povo e seu passado. Quando, finalmente, reencontra Jean-Baptiste, ela está a um passo de se tornar uma revolucionária.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Catherine Deneuve.

Produção[editar | editar código-fonte]

As filmagens ocorreram em mais de 90 cenários e locações na Malásia, na França e no próprio Vietnã. Foram empregados inúmeros profissionais vietnamitas em toda a ficha técnica do filme, inclusive em cargos importantes, como a co-produção e a assistência de direção.

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1993 (EUA)

  • Venceu na categoria de Melhor Filme estrangeiro.
  • Indicado na categoria de Melhor Atriz (Catherine Deneuve).

BAFTA 1994 (Reino Unido)

  • Indicado na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

Prêmio César 1993 (França)

  • Venceu nas categorias de Melhor Atriz (Catherine Deneuve), melhor Fotografia, Melhor Cenografia, Melhor Som e Melhor Atriz Coadjuvante (Dominique Blanc).
  • Indicado nas categorias de Melhor Figurino, Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Filme, Melhor Canção Escrita para Cinema, Melhor Ator Coadjuvante (Jean Yanne) e Atriz Promissora (Linh Dan Pham).

Globo de Ouro 1993 (EUA)

  • Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Prêmio Goya 1993 (Espanha)

  • Venceu na categoria de Melhor Filme Europeu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme francês é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.