Portal:Vietnã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ver    
Bandeira do Vietname
Brasão de armas do Vietname
Brasão de armas do Vietname
Mapa de Localização

O Vietnã (português brasileiro) ou Vietname (português europeu) ou, oficialmente, República Socialista do Vietnã/Vietname, é um país asiático, localizado no leste da península da Indochina, no Sudeste Asiático. Faz fronteira com a República Popular da China a norte, com Laos e com o Camboja a oeste, com o golfo da Tailândia a sudoeste, e a leste e sul com o mar da China Meridional, onde há mais de 4 000 ilhas (e recifes) próximas e distantes da costa, muitas destas reivindicadas pelo Vietnã, sendo que ainda estão em disputa com outros países, como a República da China (Taiwan), a República Popular da China, a Malásia e as Filipinas.

Com uma população de mais de 86 milhões, o Vietnã é o 13º país mais populoso do mundo. O país está listado como um das economias "Próximos Onze", e sua taxa de crescimento do PIB é a mais elevada do Sudeste Asiático.

 ver · editar Artigo em destaque

A Batalha de Dien Bien Phu (em francês Bataille de Diên Biên Phu, em vietnamita Trận Điện Biên Phủ), travada entre o Việt Minh e o corpo expedicionário francês no Extremo Oriente, de 13 de Março a 7 de Maio de 1954, foi a última batalha da Guerra da Indochina.

Após 8 semanas de duros combates as tropas do Vietnam do Norte, que numa força de cerca de 80 mil homens sofreram 7900 mortos e 15 000 feridos, venceram as tropas da União Francesa. Dos franceses, que registaram 2293 mortos e 5193 feridos na batalha, 11 721 soldados ficaram prisioneiros e a maioria não sobreviveu ao cativeiro, tendo sido repatriados apenas 3290.

Logo após a batalha, a guerra terminou com os Acordos de Genebra de 1954, em que a França concordou em retirar-se de suas ex-colônias na Indochina. Os acordos dividiram o Vietnã em dois; combates depois eclodiram entre as facções vietnamitas opostas em 1959, resultando na Guerra do Vietnã.

Leia mais ...


 ver · editar Você sabia…

... que estrutura de metal da agência central dos correios na cidade de Ho Chi Minh (1886-1891) foi projetada por Gustave Eiffel?

... que doi moi é uma reforma econômica iniciada pelo Partido Comunista do Vietnã a partir de 1986, que levou a autorizar e até incentivar a economia de mercado ?

... que a maior caverna do mundo, Sơn Đoòng, está no Vietnã e seu fundo não foi encontrado até hoje ?

... que o Reino Champa é um estado de cultura hindu que existiu na região central do Vietnã moderno entre os séculos II e XVII ?

... que o Vietnã é um dos cinco países socialistas no mundo moderno ?

... que a Guerra do Vietnã (1959-1975) foi um dos conflitos de maior duração no mundo moderno, tendo durado 16 anos ?

... Đại Việt sử ký é considerado o primeiro histórico oficial do Vietnã ?

... que a Ponte Nhật Tân é a mais extensa do Sudeste asiático ?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada

Vista da antiga cidade de Hoi An, um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
 ver · editar Biografia selecionada

Ngô Đình Diệm Jean Baptiste (Hué, 3 de janeiro de 1901Saigon, 2 de novembro de 1963) foi o primeiro presidente do Vietnam do Sul após a independência e divisão do Vietnam, governando o país entre 1955 e 1963, quando foi deposto e executado.

Os ancestrais de sua família foram convertidos ao catolicismo por missionários portugueses ainda no século XVII, o que lhe deu também o sobrenome católico de Jean Baptiste e seu pai, abrindo mão dos planos traçados pela família de que abraçasse a carreira eclesiástica, tornou-se um mandarim e conselheiro do Imperador da Indochina durante a colonização francesa, dando um status à família que fazia Diem apregoar ser descendente e integrante de uma nobreza real de sangue-azul.

Leia mais ...


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Associados Wikimedia
Vietnã no Commons Vietnã no Commons
Imagens e mídia
Vietnã no Wikcionário Vietnã no Wikcionário
Definições
Vietnã no Wikilivros Vietnã no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Vietnã no Wikinotícias Vietnã no Wikinotícias
Notícias
Vietnã no Wikiquote Vietnã no Wikiquote
Citações
Vietnã no Wikisource Vietnã no Wikisource
Biblioteca
Vietnã na Wikiversidade Vietnã na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar