Intelligent Platform Management Interface

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diagrama de blocos do IPMI

Intelligent Platform Management Interface (IPMI) é uma interface padronizada para gerência de hardware utilizada por administradores de sistema para monitorar sistemas de computadores[1] . Este padrão é promovido pela Intel, Dell, HP e NEC e atualmente está na versão 2.0 que data de 12 de fevereiro de 2004[2] .

O elemento de hardware responsável por implementar este padrão é chamado Baseboard Management Controller ou BMC[1] . Um subsistema IPMI opera de forma independente do sistema operacional para que a monitoração prossiga mesmo na ausência deste, controlando inclusive configurações da BIOS. Administradores podem utilizar as mensagens do IPMI para monitorar o estado da plataforma por meio de dados como a temperatura, a tensão, estado da ventilação e das fontes de energia ou mesmo informações para inventário. Também é possível efetuar operações de recuperação remota, configurando o desligamento, reinício e a programação dos watchdog timers[3] .

Referências

  1. a b "IPMI Overview". IBM. Consult. 19 de abril de 2013.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  2. "Intelligent Platform Management Interface: Specifications". Intel. Consult. 19 de abril de 2013.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  3. Corey Minyard (10 de fevereiro de 2006). "IPMI - A Gentle Introduction with OpenIPMI" (PDF). Consult. 19 de abril de 2013. 
Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.