Internet Assigned Numbers Authority

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A IANA (Internet Assigned Numbers Authority ; em português, Autoridade para Atribuição de Números da Internet) é a organização mundial que supervisiona a atribuição global dos números na Internet - entre os quais estão os números das portas, os endereços IP, sistemas autónomos, servidores-raiz de números de domínio DNS e outros recursos relativos aos protocolos de Internet. Atualmente é um departamento operado pela ICANN.[1][2]

A IANA está sediada em Marina del Rey, Califórnia, e foi criada por iniciativa de Jon Postel. A princípio foi estabelecida informalmente como referência de várias funções técnicas para a ARPANET, por Postel e Joyce K. Reynolds na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e no ISI (USC Information Sciences Institute; em português, Instituto de Ciências da Informação) da Universidade da Califórnia do Sul), por força de um contrato do ISI com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, até que foi criada a ICANN para asumir essa responsabilidade, mediante um contrato do Departamento de Comércio. Assim, a partir de 1998, a IANA tornou-se um departamento da ICANN, a autoridade suprema de regulação da Internet.

Referências

  1. «About IANA - Introduction to IANA». 
  2. B. Carpenter, F. Baker, M. Roberts (Junho de 2000). «MoU Between IETF and ICANN concerning IANA». IETF. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.