Porta (redes de computadores)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Porta (informática))
Ir para: navegação, pesquisa

Porta é um ponto físico (hardware) ou lógico (software), no qual podem ser feitas conexões, ou seja, um canal através do qual os dados são transferidos entre um dispositivo de entrada e o processador ou entre o processador e um dispositivo de saída. Ou acesso por dentro e por fora do computador.

Porta lógica

Uma porta de software é uma conexão virtual que pode ser usada na transmissão de dados. As mais comuns são as portas protocoladas TCP e UDP, que são usadas para conexão entre os computadores e a Internet. Já uma porta de hardware serve como elemento de ligação entre um computador e outro, ou entre um computador e um periférico.

Porta física

Fisicamente, uma porta é a parte de um equipamento na qual se conecta um plug ou um cabo de rede.

O termo

Disambig grey.svg Nota: Se procura por outros tipos de portas, veja Porta (desambiguação).

O uso do termo "porta", em informática, deriva da tradução de um falso cognato port, que em inglês significa "porto". A semelhança física é com os portos náuticos onde os mesmo atracam e permitem a transferência de mercadorias e pessoas. Neste caso o porto informático permite o fluxo de informação. Porém, mesmo com a tradução incorreta, o nome "porta" foi bem assimilado em Português, pela analogia que se pode fazer com a porta de uma casa, por exemplo: uma porta, em informática, é o ponto de entrada de um dispositivo externo no computador.

Tipos de portas físicas

Porta de Rede - Ethernet

FireWire

Interface paralela

PS/2

Interface serial

USB

DB(VGA)

Digital Visual Interface

SCSI

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.