Into the Storm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Into the Storm
No Olho do Tornado[1] (BR)
 Estados Unidos
2014 •  cor •  89 min 
Direção Steven Quale
Produção Todd Garner
Roteiro John Swetnam
Gênero ação
suspense
Música Brian Tyler
Cinematografia Brian Pearson
Edição Eric A. Sears
Companhia(s) produtora(s) Broken Road Productions
New Line Cinema
Village Roadshow Pictures
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento Portugal 4 de setembro de 2014
Brasil 28 de agosto de 2014
Idioma inglês
Orçamento US$ 50 milhões[2]
Receita US$ 160 602 194[2]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Into the Storm é um filme catástrofe americano de 2014 de found footage dirigido por Steven Quale, escrito por John Swetnam, e estrelado por Richard Armitage. O filme foi lançado em 8 de agosto de 2014.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

É noite, e quatro alunos do ensino médio estão em um carro juntos em uma tempestade, quando eles olham para frente e assistem um tornado formando. Uma menina implora para eles irem embora, mas o menino gravando em uma câmera sai para gravar em vídeo o tornado. À medida que se aproxima, ele volta ao carro, mas o tornado os pega antes que eles possam escapar, matando todos eles.

Na cidade de Silverton, Oklahoma, a escola local de ensino médio está se preparando para a graduação. O vice-diretor da escola, Gary Fuller (Richard Armitage), pediu a seus dois filhos, Trey e Donnie, que gravem mensagens dos idosos para uma cápsula de tempo que será aberta em 25 anos. Por outro lado, Pete (Matt Walsh), um caçador de tempestades veterano, tem tentado interceptar e filmar furacões usando um Tornado Intercept Vehicle fortemente blindado chamado Tito, mas não conseguiu durante todo o ano. Após a aprendizagem de uma grande linha de tempestades em desenvolvimento, os caçadores conferem e decidem dirigir-se para Silverton na esperança de filmar tornados. Depois de chegar em Silverton, a equipe descobre que a célula que eles estavam perseguindo se dissipou, perturbando Pete. Como a equipe se reúne para determinar seu próximo movimento, a célula Silverton abruptamente se fortalece, resultando em uma tempestade de granizo e tornado. À medida que a equipe grava, o funil abruptamente desloca curso e dirige para o ensino médio.

Na escola, os alunos mais velhos estão participando de cerimônias de início quando o tempo de repente escurece. Momentos depois, as sirenes de tornados soam, e os alunos são posteriormente colocados no prédio da escola pelo diretor principal e sua equipe. No rescaldo do tornado, estudantes abalados emergem do prédio danificado para ver a destruição, enquanto Gary se prepara para resgatar seu filho mais velho Donnie, que tinha ido a uma fábrica de papel abandonada para ajudar sua amiga Katlyn (Alycia Debnam-Carey) com um projeto; Ambos foram posteriormente presos quando o tornado trouxe o edifício para baixo sobre eles.

Enquanto a equipe de perseguição de tempestade de Pete pára em uma pequena parte da cidade, um furacão toma forma apenas quando Gary e Trey chegam, destruindo vários prédios. Antes que o tornado se dissipe, Gary deve salvar a meteorologista de Pete, Allison Stone (Sarah Wayne Callies), quando ela não consegue chegar a segurança com os outros. Então, depois que Gary pede ajuda, a equipe de Pete concorda em ajudar Gary a chegar à fábrica de papel. Enquanto a caminho, outra rodada de tornados erráticos forma e envolve a equipe de Pete, no processo de destruir um bairro residencial e um lote de carros. Uma explosão transforma um dos tornados em um tornado de fogo, que Jacob o cameraman, (Jeremy Sumpter), tenta filmar, só para ser pego na tempestade e morto. Isso causa fricção entre Pete e sua equipe, pois a preocupação de Pete parece ser mais na coleta de dados do que em garantir a segurança de sua equipe. Depois de recuperar seus veículos, Allison sai com Gary para continuar sua viagem para a fábrica de papel.

Na fábrica, os dois estudantes presos tentam usar seus telefones para pedir ajuda, mas a devastação da tempestade tornou os telefones quase inúteis. Para piorar as coisas, um tubo de água abruptamente quebra e começa a inundar o buraco em que os dois estão presos. Feridos e em risco de afogamento, eles gravam duas mensagens em vídeo para seus entes queridos, em seguida, preparam-se para o pior. No último minuto, Gary e Allison chegam e libertam os dois alunos com sucesso.

Nos céus acima de Silverton, uma convergência de dois grandes tornados resulta em um colossal e raro tornado com escala F5 que ameaça nivelar a cidade. Os cidadãos da cidade tomaram abrigo na escola, mas a equipe de Pete determina que o abrigo da tempestade da escola será inadequado em face do tornado monstruoso. Incapaz de alertar a equipe da escola com dispositivos móveis, a equipe de Pete corre para a escola para notificar os cidadãos que devem evacuar. Enquanto os cidadãos se apressam a embarcar em ônibus escolares para fugir da tempestade, Pete e sua equipe se movem para rastrear e seguir a tempestade, mas o último autocarro escolar e um punhado de carros são cortados do retiro devido a uma torre de transmissão derrubada.

Em uma tentativa de improvisar um abrigo, os caçadores da tempestade e os refugiados da escola fazem exame da tampa de um boeiro em um canteiro de obras, mas os restos do tornado danificam uma das grades da tempestade, comprometendo o abrigo. Em uma tentativa de salvar vidas, Pete entrega seus discos rígidos de pesquisa para Gary, então sacrifica-se deixando o abrigo para mover Titus para a grelha de tempestade, onde uma combinação do peso do veículo, âncoras de terra e cabo de guincho são usados para Ancorar a grelha de tempestade para o rosto de concreto. O equipamento de Titus prova incapaz de ancorar o veículo ao chão, e o tornado pega o veículo. Da torreta da câmera a bordo de Titus, Pete observa o funil do tornado quando o veículo é levantado acima das nuvens, antes de cair de volta ao chão, aparentemente matando-o. Pouco depois disso, o tornado EF5 se dissipa.

No rescaldo do surto de tornado, os habitantes da cidade começam os esforços para limpar e reconstruir. Enquanto os filhos de Gary se movem para completar seu filme de cápsula do tempo, muitos dos entrevistados após os tornados expressam uma nova apreciação por suas vidas e uma visão esperançosa da vida. Allison elogia o sacrifício de Pete ea dedicação à ciência. A última filmagem mostra que os dois temerários locais Donk, Reevis e Pete sobreviveram à tempestade, mesmo estando bêbados. Pete estava atrás da câmera.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Into the Storm teve recepção mista por parte da crítica especializada. Renato Hermsdorff do AdoroCinema deu 3 estrelas de 5 para o filme, dizendo: "Apesar das ressalvas, se você entrar na sala de cinema disposto a embarcar nesta história, pode ser que alcance uma leve bonança. Depois da tempestade, é claro."[3]

Em base de 30 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 44 em 100 no Metacritic. Em avaliações mistas, do Wall Street Journal, Joe Morgenstern disse: "Para dar ao filme o seu devido conteúdo, as pessoas que fizeram isso - o escritor, John Swetnam, e o diretor, Steven Quale - ficaram sabendo de uma tendência genuína e correram com ela. Todo mundo na tela é ocupado filmando todos os outros. É uma versão de câmera mais frágil de "The Blair Witch Project" na era do YouTube."

Do HitFix, Tirou McWeeny: "O filme quase não atende aos personagens principais e os seus arcos, então não há realmente nenhum espaço para o tipo de gravura delicada necessária para fazer personagens coadjuvantes viver e respirar. O filme está no seu melhor quando ele abraça a natureza pateta de filmes de desastre em geral, e quando dá ao público a carne vermelha que anseia desesperadamente."

Slant Magazine, Christopher Grey: "Há muitos exemplos da lógica questionáveis em Into the Storm, mas o mais persistente é que o pressuposto e inexplicável tornado do filme caça é uma indústria em crescimento."

McClatchy-Tribune News Service, Roger Moore: "Tão impressionante quanto os efeitos podem ser, tão eficaz como a mistura de cenas de notícias da TV a partir do helicóptero, filme de câmera de segurança, vídeo de celular e imagens de imitaroes de caçadores de tempestades é o que vão ver aqui, é dado pouca atenção para as histórias humanas neste "passar o nosso orçamento para os efeitos" filme de ação."

New York Daily News, Elizabeth Weitzman: "Uma vez que Quale e escritor John Swetnam conseguem a sua configuração genérica para fora do caminho, eles podem soltar-se e tratar os tornados como os vilões que são. As tempestades efetivamente simuladas, com os seus enormes destroços, começam a se sentir como monstros perseguindo os heróis."

The Hollywood Reporter, Stephen Farber: "O roteiro de John Swetnam é rudimentar, apenas com os golpes mais pequenos e pálidos na caracterização ... No entanto, uma vez que as nuvens de funil começam a rodar, Quale e sua equipe de efeitos especiais conseguem alguns momentos extraordinariamente autênticos e assustadores."

Do Austin Chronicle, Louis Black em avaliação positiva: "Into the Storm captura a magnificência dos tornados, a sua terrível beleza quando estabelecida, a devastação que eles causam, e a enormidade das suas consequências. O filme apresenta uma rica variedade de personagens bem desenvolvidos - incluindo a própria tempestade - o que torna cada vez mais envolvente quando ela se desenrola."[4]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. No Olho do Tornado" (em português) no AdoroCinema (Brasil)
  2. a b «Into the Storm» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 10 de maio de 2015. 
  3. «No Olho do Tornado». Adoro Cinema (em inglês). Allo Cine. Consultado em 10 de maio de 2015. 
  4. «Into the Storm». Metacritic (em inglês). CBS Interactive. Consultado em 10 de maio de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.