Alycia Debnam-Carey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alycia Debnam-Carey
Alycia na San Diego Comic-Con em 2018.
Nome completo Alycia Jasmin Debnam-Carey
Nascimento 20 de julho de 1993 (28 anos)
Sydney, Austrália
Nacionalidade australiana
Ocupação Atriz e Diretora
Período de atividade 2003-presente

Alycia Jasmin Debnam-Carey (Sydney, 20 de julho de 1993), mais conhecida como Alycia Debnam-Carey, é uma atriz australiana. É mais conhecida por interpretar Kaitlyn Johnson no filme No Olho Do Tornado, Lexa na série televisiva The 100 e por ser a protagonista feminina no papel de Alicia Clark na série Fear The Walking Dead.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alycia Jasmin Debnam-Carey nasceu em 20 de julho de 1993. Ela é uma atriz da Austrália. Ela cresceu em Sydney, e graduou-se em Newtown High School of the Performing Arts, em 2011, onde ela era percussionista. Em 2010, em parceria com a Filarmônica de Berlim, ela e cerca de 40 outros músicos trabalharam juntos na composição de uma peça em um programa de duas semanas. Em seu último ano de escola, Debnam-Carey teve seus exames HSC e conseguiu obter faixa superior em seis de seus cursos.

Alycia vem atuando desde que ela tinha oito anos. Ela estrelou um curta metragem chamado Martha's New Coat. Também apareceu em Dance Academy, McLeod's Daughter, entre outras produções para a televisão. Ela começou a deixar sua marca em Hollywood quando viajou para os EUA pela primeira vez aos 18 anos, estrelando como o membro do elenco mais jovem em Next Stop Hollywood, um documentário de seis partes que seguiu seis atores australianos em disputa por papéis durante a estação piloto de TV dos EUA. A mãe dela, Leone Carey, é uma escritora de televisão e acompanhou Alycia em sua jornada.

O documentário foi ao ar em 2013, em ABC1 na Austrália. Desde então, vem atuando em grandes produções cinematográficas, como No Olho Do Tornado (2014). Além disso, ela teve papéis em muitos grandes filmes australianos curtas, e em 2013 conseguiu o papel principal no filme de TV The Devil's Hand (2014). Estrelou no piloto de Galyntine, no entanto, a série não foi continuada. Em 2014, Alycia foi a estrela convidada na segunda temporada da série de TV The 100, da The CW, como Comandante Lexa.

Durante a Comic Con realizada em San Diego, em julho de 2015, foi anunciado que Lexa voltaria para a terceira temporada de The 100 e que Alycia iria de fato retornar. Em 1 de dezembro de 2014, foi anunciado que ela havia sido escalada como Alicia Clark, um dos papéis principais, na série AMC Fear The Walking Dead, a série spin-off oficial de The Walking Dead. A estréia da série foi ao ar em 23 de agosto, 2015.

Representatividade LGBT e Trevor Project -Lexa Deserved Better[editar | editar código-fonte]

Em "The 100", a personagem Lexa, a qual Alycia interpretava, foi morta durante o episódio 7 da terceira temporada, provocando revolta nos fãs que não esperavam isso logo após a cena de amor entre Lexa e Clarke (personagem protagonista da série interpretada por Eliza Taylor). Muitos fãs do seriado viram como um ataque a personagens LGBT's, alegando que nenhum casal homo afetivo tem um final feliz.

O caso virou assunto durante a semana no Twitter, onde os fãs dominaram os trending topics com tags expondo seu desgosto e exigindo respeito dos produtores e roteiristas de séries. LGBT Fans Deserve Better, foi uma das tags mais tweetadas onde a partir dela, conseguiram arrecadar aproximadamente mais de $ 113 000 para o The Trevor Project, uma organização que fornece apoio para jovens LGBT - também para aqueles que estão questionando sua sexualidade.[carece de fontes?]

Alycia no painel de Fear The Walking Dead na Comic Con

Alycia soube do projeto durante uma entrevista na PaleyFest, evento onde séries de TV divulgam suas novas temporadas, no caso, a atriz foi participar do painel de Fear The Walking Dead. Alycia surpreendeu-se com a reação dos fãs:

"Meu Deus, que coisa incrível de se descobrir. Eu acho que o que também é importante saber naquele momento é que teve um resultado tão positivo para um evento tão traumático que as pessoas experimentam com a perda daquela personagem. Traumático talvez seja uma palavra forte, mas eu sei que houve uma negatividade acontecendo de alguma forma, mas isso que é tão importante de descobrir, como um problema social, ter ímpeto para aquilo e desenvolver em uma maneira positiva, isso é tão importante. Eu estou tão movida por isso. Porém, de modo geral, sabemos que, como diz o lema do seriado, o bem maior exige um sacrifício."[carece de fontes?]

A atriz também disse estar surpresa com a fúria e a intensidade dos fãs após a morte de Lexa.[carece de fontes?]

Alycia volta para The 100 no último episódio da terceira temporada, onde novamente sua personagem, Lexa, morre em sacrifício a Clarke. Muitos dizem[quem?] que isso aconteceu apenas como uma forma de Jason Rothenberg, produtor e criador da série, se redimir perante aos fãs, para tentar corrigir seu erro quando matou o personagem mais querido da série. Desde de sua morte, a série teve uma drástica queda na audiência.[carece de fontes?]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2003 Martha's New Coat Elsie TV Filme
2006 McLeod's Daughters Chloe Sanderson Episódio 6x12
2008 Jigsaw Girl Caitlyn Curta-metragem
Dream Life Cassie TV Filme
2010 At the Tattooist Jane Curta-metragem
Dance Academy Mia Episódio 1x06
2011 The Branch Desconhecido Curta-metragem
2014 No Olho do Tornado Kaitlyn Filme
The Devil's Hand Mary Filme
Galyntine Essin Piloto cancelado
2014 - 2020 The 100 Lexa Recorrente - 16 episódios
2015 - Presente Fear The Walking Dead Alicia Clark TV Série; Regular
2016 Friend Request Laura Filme; Protagonista
2019 A Violent Separation Frances Campbell Filme; Protagonista

Clipes Musicais[editar | editar código-fonte]

Ano título Artista
2010 Eli Mailer Daemon / Lincoln Davis
2011 She's Like a Comet Jebediah

Prêmio e Nomeações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado Fonte(s)
2015 MTV Fandom Awards OTP do ano (com Eliza Taylor) The 100 Indicado [1]
E! Online Best. Ever. TV. Awards Melhor Beijo (com Eliza Taylor) Venceu [2]
Melhor Ator Convidado Venceu
2016 Zimbio TV Couples March Madness OTP do ano (com Eliza Taylor) The 100 Venceu [3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]