Iogurte de soja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2016)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Iogurte de soja, fusão do iogurte e tofu (queijo de soja), é o iogurte preparado com o leite de soja.

iogurte
Iogurte de soja tem a aparência de um iogurte cremoso comum

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Iogurte de soja é produzido a partir do leite de soja, junto à bactéria do iogurte (Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus e Streptococcus salivarius subsp. thermophilus), em algumas fabricações são adicionados ingredientes para saborização e para fim de adoçar o produto final, como açúcares, frutose ou glicose.

Sem lactose[editar | editar código-fonte]

Esse iogurte é adequado ao veganismo e vegetarianismo, para pessoas com fenilcetonúria ou outras doenças graves nas quais por orientação médica optam por uma alimentação saudável utilizando de produtos oriundos da soja, também é uma alternativa aos que possuem intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca.

Através de estudos sobre a soja, contou-se que a leguminosa, que é a base do iogurte de soja, traz muitos benefícios, como o auxílio ao tratamento de doenças cardiovasculares, osteoporose, sintomas da menopausa, câncer e é fonte de proteína.

Preparo[editar | editar código-fonte]

O iogurte de soja pode ser preparado em casa da mesma forma que um iogurte com lactose. Utiliza-se de uma a três colheres de açúcar para cada litro de leite de soja sem açúcar, o açúcar acrescentado ao leite potencializa a fermentação, adiciona-se também um sachê de fermento para iogurte.

Comparação[editar | editar código-fonte]

Geralmente os iogurtes de soja caseiros tendem a ter um gosto sutil de soja, pois é feito a partir do leite de soja fresco, porém os iogurtes se soja industrializados e comercializados em mercados, lanchonetes e padarias, têm o gosto de soja praticamente imperceptível.

Iogurte de soja contém menos gordura do que os iogurtes feitos totalmente com a base sendo o leite com lactose. Isso é aproximadamente 2,7 % (a mesma porcentagem do leite de soja), contra 3,5% do iogurte com lactose. De qualquer forma o iogurte com lactose pode ser feito de leites com 2% ou 1% de gordura ou até os leites desnatados e o iogurte de soja pode ser feito com leite de soja semi-desnatado.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

[1] [2] [3]

[4]

  1. http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/iogurte/0
  2. http://www.diariosemlactose.com/2010/12/iogurte-de-soja-caseiro-sem-lactose-sem.html
  3. http://doutissima.com.br/2015/04/12/iogurte-de-soja-nao-e-opcao-para-intolerantes-lactose-14696610/
  4. http://www.escolhasaudavel.com/Article-30-Iogurte---um-alimento-ben-fico---sa-de.html