Iogurte de soja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Iogurte de soja, fusão do iogurte e tofu (queijo de soja), é o iogurte preparado com o leite de soja.

iogurte
Iogurte de soja tem a aparência de um iogurte cremoso comum

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Iogurte de soja é produzido a partir do leite de soja, junto à bactéria do iogurte (Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus e Streptococcus salivarius subsp. thermophilus), em algumas fabricações são adicionados ingredientes para saborização e para fim de adoçar o produto final, como açúcares, frutose ou glicose.

Sem lactose[editar | editar código-fonte]

Esse iogurte é adequado ao veganismo e vegetarianismo, para pessoas com fenilcetonúria ou outras doenças graves nas quais por orientação médica optam por uma alimentação saudável utilizando de produtos oriundos da soja, também é uma alternativa aos que possuem intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca.

Através de estudos sobre a soja, contou-se que a leguminosa, que é a base do iogurte de soja, traz muitos benefícios, como o auxílio ao tratamento de doenças cardiovasculares, osteoporose, sintomas da menopausa, câncer e é fonte de proteína.

Preparo[editar | editar código-fonte]

O iogurte de soja pode ser preparado em casa da mesma forma que um iogurte com lactose. Utiliza-se de uma a três colheres de açúcar para cada litro de leite de soja sem açúcar, o açúcar acrescentado ao leite potencializa a fermentação, adiciona-se também um sachê de fermento para iogurte.

Comparação[editar | editar código-fonte]

Geralmente os iogurtes de soja caseiros tendem a ter um gosto sutil de soja, pois é feito a partir do leite de soja fresco, porém os iogurtes se soja industrializados e comercializados em mercados, lanchonetes e padarias, têm o gosto de soja praticamente imperceptível.

Iogurte de soja contém menos gordura do que os iogurtes feitos totalmente com a base sendo o leite com lactose. Isso é aproximadamente 2,7 % (a mesma porcentagem do leite de soja), contra 3,5% do iogurte com lactose. De qualquer forma o iogurte com lactose pode ser feito de leites com 2% ou 1% de gordura ou até os leites desnatados e o iogurte de soja pode ser feito com leite de soja semi-desnatado.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

[1] [2] [3]

[4]

  1. http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/iogurte/0
  2. http://www.diariosemlactose.com/2010/12/iogurte-de-soja-caseiro-sem-lactose-sem.html
  3. http://doutissima.com.br/2015/04/12/iogurte-de-soja-nao-e-opcao-para-intolerantes-lactose-14696610/
  4. http://www.escolhasaudavel.com/Article-30-Iogurte---um-alimento-ben-fico---sa-de.html