Saltar para o conteúdo

Itaúna: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Pcgomes (discussão | contribs)
Adicionando ligação para artigo da Universidade de Itaúna
Linha 193: Linha 193:


*Institutos de previdência social: INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, IPSEMG - Instituto de Previdência Social do Estado de Minas, IMP - Instituto Municipal de Previdência.
*Institutos de previdência social: INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, IPSEMG - Instituto de Previdência Social do Estado de Minas, IMP - Instituto Municipal de Previdência.

*Desenvolvimento e comercialização de Software: EAM - Engeman, Senior Minas Sistemas, Zeus Informática, Probus, Repromaq


==Segurança Pública==
==Segurança Pública==

Revisão das 15h40min de 11 de abril de 2010

 Nota: Para outros significados, veja Itaúna (desambiguação).
Itaúna
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Itaúna
Bandeira
Hino
Gentílico itaunense
Localização
Localização de Itaúna em Minas Gerais
Localização de Itaúna em Minas Gerais
Localização de Itaúna em Minas Gerais
Itaúna está localizado em: Brasil
Itaúna
Localização de Itaúna no Brasil
Mapa
Mapa de Itaúna
Coordenadas 20° 04' 30" S 44° 34' 33" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Região metropolitana Belo Horizonte
Municípios limítrofes Carmo do Cajuru, Itatiaiuçu, Pará de Minas, Igaratinga.
Distância até a capital 76 km
História
Fundação 16 de setembro de 1901
Administração
Prefeito(a) Eugênio Pinto (PT)
Características geográficas
Área total 495,875 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 85,838 hab.
Densidade 170,6 hab./km²
Clima tropical
Altitude 880 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,823 muito alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 914.272 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 10 960,00

Itaúna é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Está localizado no Quadrilátero Ferrífero, no Colar Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a apenas 76 km da capital. Limita-se ao sul com Itatiaiuçu (Grande BH), ao leste com Mateus Leme (Grande BH), ao oeste com Carmo do Cajuru, ao norte com Pará de Minas, e ao noroeste com Igaratinga.

Itaúna é um topônimo de origem indígena que significa pedra preta. Do tupi itá: pedra; e una: preta.

História

Até emancipar-se politicamente, Itaúna pertenceu administrativamente aos municípios: Sabará: 1711 Pitangui: 1715 Pará de Minas: 1848 Pitangui: 1850 Pará de Minas: 1858 Pitangui: 1872 Pará de Minas: 1874 Itaúna: 1901

Geografia

Clima

Tropical mesotérmico e úmido. Pela classificação de Köppen, o clima é do tipo Cwa - Tropical de Altitude, com verões quentes.

  • Temperatura média anual: 21,8 °C
  • Temperatura mínima anual: 13,2 °C
  • Temperatura máxima anual: 32,2 °C
  • Temperatura mínima absoluta: 7°C
  • Temperatura máxima absoluta: 35 °C
  • Índice médio pluviométrico anual: 1.419 mm (média do período de 1941 a 1992)
  • Umidade relativa do ar média: 64,15%
  • Umidade relativa mínima do ar: 53,5 %
  • Umidade relativa máxima do ar: 74,8%

Bairros

O município possui atualmente cerca de setenta e dois bairros:

Aeroporto, Aeroporto II, Alaita, Antunes, Bela Vista, Belvedere,Centenário, Centro, Cerqueira Lima, Chácara do Quitão, Cidade Nova, Bairro das Graças, Distrito Industrial, Dona Jovenila, Eldorado, Fazenda da Chácara, Garcias, Irmãos Auler, Itaunense, Itaunense II, Jadir Marinho, João Paulo II, JK, Leonani, Lourdes, Morada Nova I, Morada Nova II, Morro do Engenho, Morro do Sol, Murilo Gonçalves, Nogueira Machado, Nogueirinha, Nova Vila Mozart, Novo Horizonte, Olímpio Moreira I, Olímpio Moreira II, Palmeiras, Parque Jardim Santanense, Parque Jardim América, Padre Eustáquio, Piaguaçu, Piedade, Pio XII, Residencial Santanense, Residencial São Geraldo, Santa Edwiges, Santa Mônica, Santa Mônica II, Santanense, Santo Antônio, São Bento, São Geraldo, São Judas Tadeu, Três Marias, Tropical, Universitário, Vale das Aroeiras, Vale dos Pequis, Várzea da Olaria, Veredas, Veredas II, Vila Augusto Chaves, Vila Israel, Vila Mozart, Vila Nazaré, Vila Santa Maria, Vila Tavares , Vila Vilaça e Vitória.

Condomínios

Alphaville I, Alphaville II, Arraial do Lago, Barrancas do São João, Educare, Lago do Sol, Recanto do Lago, Residencial Granja Glória, Vale dos Ypês I, Vale dos Ypês II e Village.

Povoados Rurais

Angu Seco, Arrudas, Barreiro, Braúna, Brejo Alegre, Cachoeirinha, Cafuringa, Calambau, Campos, Carneiros, Coelhos, Córrego do Soldado, Freitas, Fundão, Grota dos Paulistas, Lopes, Marques, Mato Grosso, Morro Grande, Paulas, Retiro dos Farias, São José de Pedras, Sumidouro, Tocas, Três Barras e Vista Alegre.

Hidrografia

O município é cortado pelo rio São João, afluente do rio Pará. Os afluentes do rio São João são: Córrego das Lágrimas, Córrego do Soldado, Ribeirão dos Capotos, Ribeirão Calambau, Ribeirão Joanica, Ribeirão dos Coelhos, Ribeirão Bagaço.

Há duas represas no território: do Benfica e dos Britos.

O município faz parte de duas bacias hidrográficas:

Bacia do Rio Pará (afluente do Rio São Francisco). Bacia do Rio Paraopeba (afluente do Rio São Francisco).

Turismo

Pontos de Atração Turística

  • Gruta Nossa Senhora de Itaúna

Logradouro aprazível, recanto de paz e tranqüilidade, símbolo da fé dos itaunenses, onde a Virgem Santíssima apareceu a personagens de Itaúna. Um dos videntes, Ovídio Alves de Souza, recentemente falecido, homem muito sério e respeitado, farmacêutico responsável, deu credibilidade ao acontecimento, hoje, ponto obrigatório de oração e cumprimento de promessas por quantos pisam o solo sagrado daquele santo ambiente. Recentemente, o Bispo José Belvino autorizou a confecção da imagem da santa, desenhada pelo artista plástico itaunense Antônio Avimar Menezes, de acordo com a descrição do Dr. Ovídio Alves de Souza. E no dia 27 de julho de 2002, quando foram completados 47 anos da primeira aparição, foi feita a entronização da imagem na Gruta. A Gruta está localizada à rua Sesóstres Milagres, s/n, no bairro de Lourdes e fica a aproximadamente 1,5 km do centro da cidade.

  • Museu Municipal Francisco Manuel Franco

Inaugurado no dia 18 de setembro de 1992 com o objetivo de resgatar a memória da cidade, bem como, preservar e divulgar a cultura itaunense. Com um acervo bastante heterogêneo, procura conciliar o passado com o presente, promovendo o conhecimento e a valorização da nossa identidade cultural. Além das exposições de objetos históricos/culturais (exposições permanentes e temporárias), realiza eventos culturais como as Serestas. O Museu Municipal recebe a cada ano um grande número de visitantes tanto de escolas quanto de pessoas da comunidade em geral. No ano de 2005, passou a oferecer também atendimento a pesquisas sobre dados gerais/história da cidade de Itaúna (pesquisa escolar e pessoal), o que tem engrandecido as suas funções, principalmente, a de educação informal da instituição.

  • Estância Água Mineral Viva

Localizada nas proximidades da Barragem do Benfica, no local onde Lei Estadual definiu como "Estância hidromineral" e onde se encontra a Fonte "Olhos d'Água", com belíssima paisagem natural, com trilhas, bosques, fonte de água, onde é engarrafada a Água Mineral Viva em um ambiente de preservação ambiental permanente, com piscina natural da mais pura água mineral.

  • Barragem do Benfica

Represa de extraordinário valor econômico, turístico e paisagístico, distante 8km do centro da cidade, duas vezes maior do que a da Pampulha, sem poluição, acumulando 40 milhões de metros cúbicos de água. Além da beleza natural, ali são praticados esportes náuticos. A represa regulariza a vazão do Rio São João, mantém a população abastecida de água por gravidade, possibilita a geração de energia a empresas da cidade e tem, às margens, sítios e clubes de altíssimo nível, como o Iate Clube de Itaúna, a AABB e o Condomínio Lago do Sol, onde funciona também o Hotel Lago do Sol.

  • Cachoeira "Cachoerinha"

Com sua beleza natural, quedas de água, formação de poços e de grutas, a Cachoeira da Cachoeirinha -zona rural de Itaúna - está localizada a aproximadamente 18 km do centro da cidade. A Cachoeira pertence, hoje, ao município e um projeto vai ser elaborado para o aproveitamento como área de turismo e lazer, de forma sustentável.

Jóia de alto valor da arquitetura primitiva do Brasil, sob a invocação de Sant'Ana, foi iniciada em 1750 e terminada em 1765. Nela, foi celebrada a primeira missa, em 1766, pelo padre José Teixeira de Camargo, nascido na terra, filho do português Tomás Teixeira, um dos fundadores de Itaúna, ao lado do líder Gabriel da Silva Pereira e Manoel Neto de Melo. Todos, muito religiosos, casados com filhas do bandeirante João Lopes de Camargo, tiveram filhos que se ordenaram padres. Em 1853, foi permutada, por iniciativa dos padres pregadores de missão, pela capelinha do Rosário, que os pretos edificaram, em horas de folga, em 1840, na parte baixa da cidade. Sant'Ana desceu e Nossa Senhora do Rosário subiu o morro.

  • Capela do Senhor do Bonfim

Construída em suas terras, no antigo morro da Santa Cruz em 1853, pelo fazendeiro tenente José Ribeiro de Azambuja. Era local de peregrinação anual obrigatória da população do arraial, e depois da cidade, no dia da Santa Cruz, 3 de Maio. A Capela pode ser visitada a qualquer hora, pois um vigia permanente tem a chave da mesma. Seu acesso é pela MG-050, entre o trevo principal de Itaúna e o trevo de acesso a Pará de Minas, e fica a aproximadamente 2,5 km do centro da cidade, no morro do Bonfim, de onde se avista toda a cidade.

  • Praça da Matriz
  • Igreja da Matriz de Sant'Ana
  • Escola Estadual de Itaúna

Hotéis e Pousadas

Grande Hotel Itaúna, Granja Glória Pousada Rural, Hotel Ponto Chic, Hotel Lago do Sol, Pousada da Serra, Hotel Alvorada, Hotel Esplanada, Hotel Freitas, Hotel Porto Velho.

Economia

Indústria

O setor industrial no município é bem amplo.

  • Ramo Têxtil: Tecidos Santanense, Coopetex, Incomfral, Intextil, LimpoPlus, Peripan, Tecelagem Minas Rey, Tecelagem Silva Rocha, Tecelagem Sant'Ana, TMG, Rolidan.
  • Ramo Metalúrgico/Siderúrgico/ Fundição: BMB - Belgo Mineira Bekaert, Arcelor Mittal, INTERCAST, SAINT GOBAIN CANALIZAÇÃO, INCOL, Metalúrgica Soares, ASA Metalúrgica, IMEF, CONSIL, Metalúrgica Lorena, Metalúrgica Itaúna, Metalúrgica Apolo, Metalúrgica Soares, Uniligas Metalúrgica, Ferguminas, APOLO, Minas Gusa, Siderúrgica Ouro Branco, Siderúrgica Santo Antônio, Solder Plus, Fundição Corradi, Fundição Sideral, Fundição ITA, Fundição Líder, Fundição São Bento, Fundigusa, Fundimetal, Inunfer, Itafundi, Microfund, FABA - Fundição de Alumínio Brejo Alegre.
  • Ramo de Autopeças: Ergom.
  • Ramo de Mineração: USIMINAS, MBL, MINERITA, Herculano.
  • Ramo de Produtos de Limpeza: Marina Indústria de Produtos de Limpeza, Senagal Produtos de Limpeza em Geral e Automotiva.


Serviços

  • Agências bancárias: Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco Mercantil do Brasil, Banco Real, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Sicoob Centro-Oeste, Sicoob Crediuna, Sicoob Unicred.
  • Lojas de Eletrodomésticos: Magazine Luiza, Pernambucanas, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Eletrozema, Eletrosom, Lojas Edmil, Adolfo Mendes, Athamar Eletro, Camargos Eletro e Mobiliadora Dular.
  • Concessionárias de automóveis: Marvel (VOLKSWAGEM), Revemax (FIAT), Impar (FORD) e Chevel (CHEVROLET).
  • Concessionárias de motos: Top Motos (HONDA), GT Motos (YAMAHA), Impar Motos (SUZUKI).
  • Locadoras de veículos: Localiza, Prainha Veículos, Revemax.
  • Operadoras de telefonia fixa: OI Fixo (Telemar), TIM Fixo, Vip (MasterCabo) e Livre (Embratel).
  • Operadoras de telefonia celular: Claro, OI, TIM e VIVO.
  • Operadora de telefonia celular e rádio: NEXTEL.
  • Operadora de TV a cabo: MasterCabo.
  • Emissora de TV aberta: TV CIDADE (REDE MINAS).
  • Emissora de TV a Cabo: Canal 20 (MasterCabo)
  • Emissoras de rádio: Clube AM, Clube FM, Alternativa FM, Santana FM, Santanense FM.
  • Operadoras de internet a cabo: Velox (Telemar), InterCabo (MasterCabo).
  • Operadoras de internet à rádio: Grum, Nwnet, Pop Rádio, Yan, Atual Telerede.
  • Retransmissoras de canais de TV aberta: no município estão disponíveis os seguintes canais de TV em UHF: 23 - Rede Super, 38 - Canção Nova, 42 - TV Cidade/REDE MINAS, 48 - TV Alterosa/SBT, 50 - REDE RECORD MG, 52 - BAND MINAS, 54 - TV Integração/REDE GLOBO, 56 - REDE VIDA, 58 - REDE TV.
  • Jornais: Folha do Povo, Gazeta de Itaúna, ItaúnAcontece, Jornal Brexó, Jornal Social Luiz Parreiras, Jornal S'passo, Tribuna Itaunense, Via Fanzine (somente on line), Diário da San'tana(somente on line), Jornal de Itaúna (somente on line).
  • Sindicatos: SIND UTE Sind. dos Trabalhadores da Educação, Sind. dos Trabalhadores Metalúrgicos e Oficinas Mecânicas, Sind. dos Empregados do Comércio Varejista e Atacado, Sind. dos Produtores Rurais, Sind. dos Trabalhadores Rurais, SINDSERV Sind. dos Servidores Públicos Municipais, Sind. dos Trabalhadores das Indústrias Extrativas, Sind. dos Trabalhadores das Indústrias de Fiação e Tecelagem.
  • Institutos de previdência social: INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, IPSEMG - Instituto de Previdência Social do Estado de Minas, IMP - Instituto Municipal de Previdência.
  • Desenvolvimento e comercialização de Software: EAM - Engeman, Senior Minas Sistemas, Zeus Informática, Probus, Repromaq

Segurança Pública

O município conta com os serviços da 108ª CIA Especial da Polícia Militar de MG, Delegacia Seccional de Polícia Civil de MG, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Tiro de Guerra (TG 04.009).


Cultura

Existem três teatros na cidade: Teatro Sílvio de Matos, Teatro Vânia Campos (SESI), Grande Teatro da Universidade de Itaúna.


Esporte e Lazer

  • A Prefeitura Municipal mantém parceria com entidades que administram os seguintes clubes: Praça de Esportes de Santanense, Praça de Esportes de Garcias, Praça de Esportes de Lourdes, Praça de Esportes JK, Praça de Esportes do Padre Eustáquio e o Poliesportivo do bairro Itaunense.
  • Clubes privados: Tropical Tênis Clube, Iate Clube de Itaúna, SESI, Lago do Sol, AABB - Associação Atlética Banco do Brasil.
  • Boates: Draft, Órbita, Aleluah, Byzay.
  • O Esporte Clube Itaúna é um clube de futebol profissional que disputa atualmente o módulo II da 1ª divisão do Campeonato Mineiro.

Sistema de Saúde

O Hospital Manoel Gonçalves (Bairro São Judas Tadeu) é mantido por uma entidade e também possui parceria com a Prefeitura Municipal no funcionamento do Pronto Socorro 24 horas. O hospital possui cerca de 150 leitos.

O município mantém também a Policlínica Municipal Dr. Ovídio Nogueira Machado (São Geraldo) especializada em exames especializados pelo SUS. Existem também postos de saúde nos seguintes bairros: Centro, Alto do Rosário, Lourdes, Lourdes (Centro Social), Padre Eustáquio, Irmãos Auler, Várzea da Olaria, Jadir Marinho, Santanense, Parque Jardim, Itaunense, Garcias, Cidade Nova, Morada Nova, Morada Nova II, Piedade, Pio XII e na zona rural: Brejo Alegre, São José de Pedras, Freitas, Córrego do Soldado, Cachoeirinha e Campos.

Na área de psicologia a Prefeitura mantém o CAPS-NAPS (Hospital Dia - Núcleo de atendimento psico-social) e o CAPS-AD (Álcool e droga).

Saneamento Básico

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) é uma autarquia municipal responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto no município. A água distribuída no município é captada na Barragem Velha após a Barragem do Benfica e é tratada na ETA (Estação de tratamento de água) no bairro de Lourdes, sendo distribuída pelas adutoras e armazenada em diversos reservatórios nos bairros da cidade. Nos povoados rurais a maioria conta com o sistema de captação através de poço artesiano e armazenamento.

Energia Elétrica

A CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) é responsável pela distribuição de energia no município.


Transportes

Rodovias

Cortam o município duas rodovias estaduais:

  • MG 050 à oeste sentido Divinópolis e à leste (pedágio Nascentes das Gerais km 81) sentido Belo Horizonte. Rodovia em fase de duplicação.
  • MG 431 ao sul sentido Itatiaiuçu (caminho alternativo à BH) e ao norte sentido Pará de Minas.


E a interligação às outras rodovias feita através da:

  • BR 381 (Fernão Dias), a 25 km de Itaúna, pela Rodovia MG 431 sentido Itatiaiuçu. (Destino Sul de Minas e São Paulo).
  • BR 262, a 22 km de Itaúna, pela Rodovia MG 431, sentido Pará de Minas. (Destino Triângulo Mineiro e Centro-Oeste do país).
  • BR 040, a 60 km de Itaúna, pelo Anel Rodoviário de BH. (Destino Rio de Janeiro e Brasília).

Ferrovia

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.