Itaquera (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Itaquera
Bairro de São Paulo
Dia Oficial 6 de novembro
Imigração predominante  Japão
Distrito Itaquera
Subprefeitura Itaquera
Região Administrativa Leste

Itaquera é um bairro situado na zona leste do município de São Paulo pertencente ao distrito de Itaquera. No bairro, estão localizados a escola de samba Leandro de Itaquera, o centro de treinamento de categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista e a Neo Química Arena.

O bairro possui uma estação da CPTM, a Estação Dom Bosco. Também no bairro ficava a antiga estação de Itaquera da Estrada de Ferro Central do Brasil, inaugurada em 1875, desativada em 2000 com a construção do Expresso Leste da CPTM e demolida em 2004. No local da antiga linha da Central passa hoje o prolongamento da avenida Radial Leste, (chamada de "Avenida José Pinheiro Borges" naquele trecho).

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Itaquera" é um termo tupi que significa "pedra dormente", através da junção dos termos itá ("pedra") e ker ("dormir"),[1][2].

Referências

  1. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm Universidade de São Paulo
  2. Stanojev Pereira, M.A, et. al. (2012) "História e Estórias do Povoamento e Gentes de Vila Sant'Ana e Itaquera. São Paulo: 1ª Edição. 609 pp. Livro on line na íntegra em: <http://issuu.com/marcoantoniostanojevpereira/docs/livro_hist_ria_de_itaquera
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.