J. Bezerra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
J. Bezerra
Nascimento 8 de fevereiro de 1939 (85 anos)
Carolina, MA
Nacionalidade brasileira
Cônjuge Iracema Bezerra
Ocupação Pintor, ilustrador
Movimento estético Neorromantismo, Simbolismo moderno, Simbolismo fantástico e Surrealismo metafísico

José Alves Bezerra, mais conhecido como J. Bezerra (Carolina, 08 de fevereiro de 1939) é um pintor e ilustrador brasileiro. [1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

J. Bezerra nasceu no interior do Maranhão, na cidade de Carolina, a 08 de fevereiro de 1939, sendo filho de Artur Alves Bezerra e Laudelina Alves Bezerra.

Ainda adolescente muda-se para o Rio de Janeiro, onde a partir de 1957 começa a trabalhar como ilustrador de uma editora de livros infanto-juvenis.

Entre 1960 a 1973 trabalhou para várias editoras, dentre elas a Rio Gráfica Editora, como ilustrador e desenhista de histórias em quadrinhos. Também escreveu (e ilustrou) contos infanto-juvenil. Ilustrou enciclopédias, livros didáticos, obras de autores clássicos e modernos além de obras poéticas e filosóficas. Trabalhou em agências de publicidade como ilustrador, programador visual e design[2].

Como pintor, sob influência de artistas chineses e europeus, iniciou seus primeiros trabalhos em 1964.

Manteve amizade íntima com alguns intelectuais, dentre eles Paschoal Carlos Magno, de quem ilustrou o livro de poemas Cantigas do Cavaleiro (1981).

Possui obras em coleções públicas e particulares no Brasil, Estados Unidos, Canadá, diversos países da Europa e Oriente Médio.

“ Um quadro jamais deve ser visto apenas como uma superfície colorida; ele é sobretudo um caminho que nos conduz por regiões desconhecidas que ultrapassam o próprio quadro ampliando a nossa compreensão da realidade e conduzindo-nos para novas regiões da percepção. Em meu processo atual de trabalho, quando inicio um quadro, o primeiro estágio é totalmente espontâneo, quase inconsciente; por vezes o é totalmente, a partir do segundo estágio, porém, tudo é calculado com rigor. Isso acontece mesmo quando o quadro toma conta de mim, dizendo-me o rumo a seguir - o que se tornou também normal em meu trabalho. Minha pintura atual, antes de ser um trabalho artesanal representa acima de tudo uma grande aventura mental. Nesta aventura, procuro substituir o poder imperativo da lógica e do racional por um sentimento muito mais profundo, que resulta da emoção poética. Esse sentimento se situa num plano oposto ao da razão, mas, é nesse rumo, na obsessão de um avanço das aspirações humanas em que se apóiam as bases da minha arte. - J. Bezerra ”

[3]

Realizou exposições no Museu de Arte de São Paulo - MASP (1967, 1977 e 1978), dentre várias galerias ao longo dos anos. Na Alemanha participou da exposição Brasilianische Kunst (1980), das exposições Peintres Brésiliens (1981) e Semaine de L'Art Brésilien (1982), na França e Canadá, respectivamente. Ainda na França, em 1986, expôs no Nouveau Salon de Paris, do Centre International D'Art Contemporain.

É ocupante da cadeira de n.º 5 da Academia Brasileira de Belas Artes, tendo sido admitido em 2010. [4]

Atualmente reside no Rio de Janeiro, com sua esposa Iracema Bezerra, com quem teve os filhos Gessé, Jeremias, Joás, Joel, Joede, Sheila, Iracema e Isaias.

Referências

  1. «Biografia de J. Bezerra». enciclopedia.itaucultural.org.br. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  2. «Dados biográficos de J. Bezerra». catalogodasartes.com.br. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  3. BEZERRA, J. (1991). «J. Bezerra : exposição de obras recenteso». Rio de Janeiro : Galeria de Arte Borghese 
  4. «Cadeira n.º 5 J. Bezerra». academiabrasileiradeartes.org.br. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]