JBuilder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
JBuilder
Desenvolvedor CodeGear
Lançamento 1997 (26–27 anos)
Versão estável 2008 R2 (23 de abril de 2009; há 14 anos)
Escrito em Java
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Ambiente de desenvolvimento integrado
Licença Proprietário
Estado do desenvolvimento Descontinuado

JBuilder foi uma IDE para desenvolvimento de aplicações gráficas na tecnologia Java criada pela Borland e mais tarde continuada pela empresa CodeGear, que hoje pertence à Embarcadero Technologies. Esta IDE é utilizada para criar aplicações graficamente utilizáveis, a partir de JFrames. Ainda se encontra na sua versão 2008 RT, lançada em 2009, e ainda não existem expectativas para próximas versões de lançamento. A versão 2008 RT está dividida em três edições.

Edições[editar | editar código-fonte]

JBuilder 2008 Enterprise[editar | editar código-fonte]

JBuilder 2008 Enterprise fornece um IDE Java completo de classe corporativa com suporte ao desenvolvimento e colaboração de equipe baseado nas funcionalidades do TeamInsight™ e ProjectAssist™, suporte total a modelagem UML 2.0 e arquitetura de código e as recém introduzidas Application Factories, que fornecem produtividades e reutilização de código sem precedentes. O JBuilder 2008 Enterprise também inclui a nova capacidade Progress Tracker que capacita as equipes de desenvolvimento a monitorar e medir continuamente o impacto das mudanças de performance, permitindo a comparação de snapshots visuais de seu progresso; a nova capacidade de filtro de raiz de CPU, que permite que os desenvolvedores isolem e limitem o profiling; e a nova funcionalidade ProbeKit que permite a instrumentação dinâmica e estática de uma aplicação.

JBuilder 2008 Professional[editar | editar código-fonte]

O JBuilder 2008 Professional inclui suporte ampliado para a plataforma Java EE 5 e desenvolvimento visual de Web services incluindo designers EJB, JPA e Web services, assim como suporte à distribuição para os principais servidores de aplicação Java, comerciais ou de código aberto. Além disso, o JBuilder 2008 Professional inclui ferramentas profiling de memória e de CPU, ferramentas de tuning de performance, capacidades sofisticadasde de design de Swing, funções básicas de modelagem UML and LiveSource® para Java com diagramação total mão dupla de código e código visual.

JBuilder 2008 Turbo[editar | editar código-fonte]

O JBuilder 2008 Turbo está disponível como um pacote gratuito e completo do Eclipse que fornece as características e funções básicas para criar e distribuir aplicações Java para os principais servidores de aplicação, comerciais e de código aberto. O mais novo membro da renomeada família do JBuilder da CodeGear, o JBuilder 2008 Turbo pode ser facilmente aperfeiçoado com poderosas ferramentas de desenvolvimento como os plug-ins JGear para adicionar produtividade RAD gráfica, funções de profiling e depuração de performance e de colaboração de equipes.