Code::Blocks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Code::Blocks
Logótipo
Captura de tela
Captura de tela do Code::Blocks 16.01
Lançamento 2005 (14–15 anos)
Versão estável 17.12 (30 de dezembro de 2017; há 2 anos[1])
Versão em teste 20.03
Linguagem C++
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) IDE
Licença GNU GPLv3+[2]
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial www.codeblocks.org

Code::Blocks (ou C::B) é um ambiente de desenvolvimento integrado de código aberto e multiplataforma. Ele foi desenvolvido em C++, usando wxWidgets. Sua arquitetura é orientada a plugin, de forma que suas funcionalidades são definidas pelos plugins fornecidos a ele. Code::Blocks é voltado para o desenvolvimento em C/C++ e Fortran, podendo também ser usado para a criação de ARM, AVR, D (linguagem de programação), DirectX, FLTK, GLFW, GLUT, GTK+, Irrlicht, Lightfeather, MATLAB, OGRE, OpenGL, Qt, SDL, SFML, STL, SmartWin e programas ou aplicativos com wx, embora, em certos casos, a instalação de SDKs ou frameworks seja necessária.

O Code::Blocks está sendo desenvolvido para Windows e Linux. Alguns usuários também compilaram com sucesso o Code::Blocks para FreeBSD[3] e Mac OS X[4] (com alguns problemas na interface[carece de fontes?]).

Esse programa não lançava uma versão estável desde 2008, lançando no lugar as chamadas Nightly builds. Em 30 de Maio de 2010 foi lançada a versão 10.05, em 2012 a versão: 12.11, lançada em 2013 a versão 13.12, e a última é a 16.01 lançada em 2016.

Compilador[editar | editar código-fonte]

O Code::Blocks suporta múltiplos compiladores, incluindo MinGW/GCC, Digital Mars, Microsoft Visual C++, Borland C++, LLVM Clang, Watcom, LCC e Intel C++ Compiler. Embora a IDE tenha sido projetada para a linguagem C++, existem suporte para compilar em outras linguagens, incluindo GNU Fortran, Digital Mars D e GNU GDC. Um sistema de plugin permite o suporte e outras linguagens de programação.

Editor de código[editar | editar código-fonte]

A IDE permite syntax highlighting e code folding, auto completar código em C++ e lista de classes integradas e uma lista de TODO. Todos os arquivos abertos são organizados em tabas, que podem ser fechadas clicando no X ou abertas pelo painel de navegação. O editor de código suporta seleção do tamanho e tipo da font. Pode-se as cores padrões do syntax highlighting.

GUI designer[editar | editar código-fonte]

A partir da versão 13.12 do Code::Blocks, a GUI vem com um designer chamado wxSmith, um derivado do wxWidgets baseado na versão 2.9.4.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Release 17.12 has arrived». forums.codeblocks.org (em inglês). 30 de dezembro de 2017. Consultado em 20 de março de 2020 
  2. «Licensing». www.codeblocks.org (em inglês). Consultado em 20 de março de 2020 
  3. Code::Blocks in FreeBSD's ports collection: devel/codeblocks
  4. Code::Blocks in OpenBSD's ports collection: devel/codeblocks
  5. CodeBlocks 13.12 Full Changelog: http://prdownload.berlios.de/codeblocks/changelog_full[ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.