Jabal Shams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jabal Shams
Jabal Shams
Jabal Shams está localizado em: Oman
Jabal Shams
Coordenadas 23° 14' 13" N 57° 15' 50" E
Altitude 2 980 m a 3 075 m (9 777 ft a 10 089 pés)
Proeminência 2 818 m
Posição: 110
Listas Ponto mais alto de um país
Ultra
Localização Omã
Cordilheira Al-Hajar

Jabal Shams ou Jebel Shams (em árabe: جبل شمس‎, que significa "montanha do Sol") é uma montanha com 2980 m a 3075 m de altitude máxima (o valor varia consoante as fontes[1]) e que constitui o ponto mais alto de Omã e da parte oriental da península Arábica.

O Jabal Shams faz parte da cadeia dos Montes al-Hajar, uma cordilheira que se estende pelo interior do país, no nordeste, a pouca distância da costa e que oscila entre os 50 km e os 250 km. O material montanhoso é constituído por rochas ígneas e consiste em serpentina, diorita e basalto, rochas típicas da região do sudeste da península Arábica.

O clima da zona é bastante extremo, embora o país seja atravessado pelo Trópico de Câncer, de modo que a temperatura média no verão é de 20 °C, mas no inverno as médias caem para baixo dos 0 °C.

O topo da cordilheira, o Jabal Shams, está incluído num maciço menor, o Jebel Akhdar, ou Montanha Verde. Neste maciço a precipitação é algo maior, de 300 mm anuais, o que permite a horticultura, principalmente árvores de fruto (milgrandas, pêssegos, nozes), no fundo dos vales, que justificam a denominação de verde.

O Jabal Shams ergue-se a c. 150 km a oeste da capital, Mascate, mas só dista poucos quilómetros da cidade de Nizwa.

O Jabal Shams

Referências

  1. «Jabal ash Sham, Oman» (em inglês). Peakbagger.com  O valor de proeminência é baseado na altitude de 3018 m.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]