Jacinto de Cracóvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "São Jacinto" redireciona a este artigo. Para a freguesia de Portugal, veja São Jacinto (Aveiro).
São Jacinto
Jacinto, santo (Ludovico Carracci, 1594)
Frade da O.P e Apóstolo da Polônia
Nascimento Kamień Śląski 
c. 1185
Morte Cracóvia 
15 de agosto de 1257
Veneração por Igreja Católica
Beatificação
Canonização 1594
por Papa Clemente VII
Festa litúrgica 17 de agosto
Gloriole.svg Portal dos Santos

São Jacinto, Jacek Odrowąż, em polonês (Kamień Śląski, c. 1185Cracóvia, 15 de agosto de 1257) é um santo polonês, da Ordem dos Pregadores (dominicano). As notícias sobre as suas origens são todas provenientes de textos hagiográficos tardios (século XVI) e pouco confiáveis, escritas por ocasião da sua canonização (1594).

Mas sabe-se que Jacinto Odrowacz pertencia a uma família aristocrática e nasceu no castelo de Lanka, Cracóvia (antiga Kamien), na Silésia; depois de estudar direito canónico e teologia em Cracóvia, Praga e Bolonha, foi ordenado sacerdote e tornado cônego da catedral de Cracóvia; e que foi à Itália a acompanhar seu bispo.

Certamente ele estava em Bolonha em 1221 e conheceu São Domingos, que em maio desse ano, celebrava na cidade de Emília-Romanha o segundo capítulo geral da sua Ordem.

Ele decidiu se tornar um noviço dominicano e depois partiu para a Europa Oriental, sobre a qual tinha sido instruído para espalhar a Ordem: fundou mosteiros em Friesach, Cracóvia, Gdańsk e Kiev, assim como, o de Breslau, Sandomir e Dantzig;[1] e em nome do Papa Gregório IX, ele trabalhou para união das Igrejas do Oriente e do Ocidente.

Morreu em Cracóvia; é chamado de o "Apóstolo da Polônia"; foi canonizado em 1594, pelo papa Clemente VIII e sua memória litúrgica é em 17 de agosto.

Referências

Notas[editar | editar código-fonte]