Jacobus Sylvius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jacques Dubois
(1478-1555)
Nascimento 1478
Lœuilly, perto de Amiens,  França
Morte 14 de janeiro de 1555
Paris,  França
Nacionalidade  França
Alma mater Universidade de Paris
Ocupação Médico e anatomista francês.

Jacobus Sylvius (Lœuilly, perto de Amiens, 1478Paris, 14 de Janeiro de 1555) foi médico e anatomista francês. Filho de um revolucionário, Sylvius estudou grego com Jerônimo de Esparta[1] e João Láscaris (1445-1534)[2], hebraico com François Vatable (1547)[3] e matemática com Jacques Lefèvre d'Étaples (1455-1536)[4], tornando-se pouco a pouco figura de renome dentro do movimento humanístico em Paris, onde ele se notabilizou pelo excelente domínio de suas disciplinas. Duboi foi autor do primeiro livro de gramática da língua francesa a ser publicado na França. O livro dava uma introdução à língua francesa, com gramática em latim e francês, baseada nos autores clássicos, e foi publicado em Paris, em 1531. Um ano depois, essa obra era publicada em Londres por John Palsgrave (1484-1554)[5].

Dubois foi conhecido pela sua eloquência e trabalho árduo. Em Paris, ele estudou idiomas e matemática, porém, sentindo que os estudos não compensavam suas metas, abandonou a erudição pela medicina. Adquiriu conhecimentos de anatomia graças Jean Tagault[6], médico famosos e deão da Faculdade de Medicina de Paris. Durante o período que estudou com Tagault, Sylvius iniciou sua carreira de professor, com um curso onde explicava os trabalhos de Hipócrates e Galeno. Eram aulas de anatomia ensinadas no Colégio de Tréguier[7].

O sucesso de suas aulas cresceu tanto que a faculdade da Universidade de Paris reclamou o fato de ele não haver ainda obtido seu grau universitário. Por este motivo, Sylvius foi para Montpellier, onde, em novembro de 1529, ele recebeu seu grau de medicina com a idade de 51 anos. Retornando a Paris, foi novamente impedido pela faculdade, que alegou que o anatomista deveria conseguir um diploma de bacharel antes de retornar às suas aulas. No dia 28 de junho de 1531 Sylvius obteve o grau de Bacharelado, tendo podido reiniciar seu curso de anatomia. Em 1550, o cirurgião Vidus Vidius (1509-1569)[8] partiu para a Itália, e ele foi apontado, por Henrique II de Valois, para substituí-lo como Professor de Cirurgia do novo Colégio Real da França.

Sylvius foi admirador de Galeno. e interpretava os escritos de anatomia e fisiologia desse autor ao invés de oferecer demonstrações da matéria. Morreu em Paris, no dia 14 de janeiro de 1555. Andreas Vesalius foi seu aluno.

Obras[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [George Hermonymus, também conhecido como Jerônimo de Esparta, foi um erudito e diplomata grego que viveu no século XV. Foi o primeiro a dar aulas de grego no Colégio de Sorbona, em Paris.
  2. Personensuche
  3. Bibliothèque Nationale de France
  4. Personensuche
  5. Dictionary of National Biography.
  6. Jean Tagault foi mestre de cirurgia em Paris e autor da obra: De chirurgica institutione (1545).
  7. O Colégio de Tréguier foi fundado na praça Cambrai, em Paris, em 20 de abril de 1325, e fazia parte da antiga Universidade de Paris.
  8. a b Bibliothèque Nationale de France
  9. IdRef
  10. Personensuche
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.